Câmara de Itapevi aprova requerimentos e moções em sessão ordinária
Vereadores apresentam propostas sobre saúde, educação, mobilidade e infraestrutura em diversas regiões da cidade.
A Câmara Municipal de Itapevi realizou, nesta terça-feira (3), mais uma Sessão Ordinária, durante a qual foram aprovados diversos requerimentos e moções voltados à saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento social e mobilidade urbana.
Entre os destaques da sessão, o vereador Akdenis apresentou pedidos de estudos sobre a instalação de triturador de resíduos de madeira nos Ecopontos, informações acerca da necessidade de crematório no Memorial Parque Itapevi (COHAB) e avaliação sobre a eventual construção de uma nova Delegacia de Polícia Civil.
O vereador Chambinho requereu informações sobre o andamento do Projeto Bolsa Creche em 2026. Já o vereador Yacer protocolou solicitações de recursos aos governos estadual e federal para pavimentação asfáltica em bairros como Nova Cotia, Quatro Encruzilhadas e Recanto Verde dos Lagos, além de obras na macrorregião de Amador Bueno.
O vereador Thiago Moitinho apresentou requerimentos para estudos sobre a implantação de Unidade de Saúde da Família (USF) e a criação de novos Ecopontos nos bairros da região do Jardim Julieta e adjacências.
O presidente da Câmara, Professor Rafael Alan, protocolou solicitações referentes ao funcionamento integral do Pronto Socorro do Hospital Geral de Itapevi (HGI), à construção de creches nos bairros Parque Miraflores e Jardim Cruzeiro, à descentralização de atividades culturais e à implantação de novas unidades de saúde. Também foram apresentados pedidos para criação de áreas de lazer e programas esportivos, além de recursos para pavimentação na região de Amador Bueno.
O vereador Pedro Mau Mau apresentou requerimentos relativos à ampliação do Programa +Esportes, ao fortalecimento do Programa Jovem Aprendiz, à implantação de área de lazer no Jardim Rosemary, à criação de ala pediátrica no Centro Integrado de Saúde (CIS) e à instalação de areninha e academia ao ar livre no CDHU Residencial das Flores.
A vereadora Tininha Godoy protocolou pedidos relacionados à saúde e ao desenvolvimento social, incluindo a vinda da unidade móvel Lucy Montoro, adesão ao programa Via Rápida Emprego, implantação da Casa da Mulher Brasileira, participação no programa Brasil Sorridente, criação do Conselho Municipal de Tecnologia da Informação e construção de novo espaço para o Centro de Referência da Mulher, além de área destinada à ginástica artística feminina.
O vereador Elias Vasconcelos solicitou estudos para aulas gratuitas de natação nas Escolas do Futuro, implantação de câmeras de videomonitoramento na Chácara Santa Cecília e canalização de córrego no mesmo bairro.
O vereador Mateuzinho Silva apresentou requerimentos sobre a retomada do Programa de Caminhada Orientada nas USFs, definição de área para estacionamento de caminhões, ampliação do horário de atendimento do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), construção de Escola do Futuro para atender a demanda da APAE e parcerias público-privadas para habitação popular.
A vereadora Priscilla Cavanha protocolou propostas para implantação do Programa Famílias Fortes, cuidado psicológico contínuo na rede municipal de ensino, criação de pipódromo, criação da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e adesão ao Programa ACT para prevenção da violência contra crianças.
O vereador Jonas Henrique solicitou estudos sobre regularização e ampliação do saneamento básico no bairro Sapiantã, enquanto o vereador Zetti da Adega requereu informações sobre a criação de programa municipal de vacinação contra o HPV, incluindo ampliação da faixa etária atendida.
Durante a sessão, foram aprovadas duas moções de aplausos. A primeira, de autoria do Professor Rafael Alan, foi direcionada à Equipe Feminina GTR São Paulo, única equipe policial feminina brasileira a representar o país no UAE SWAT Challenge 2026, em Dubai. A segunda, de autoria da Tininha Godoy, reconheceu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico pelo recebimento do Selo Ouro de Atendimento do Sebrae.
Foram ainda encaminhadas ao Poder Executivo as Indicações nº 2738 a 2787, 2789 a 2840, 2842 a 2869 e 2871 a 3540/2026, contemplando pedidos de melhorias urbanas, manutenção, infraestrutura, iluminação pública, mobilidade e demais benfeitorias solicitadas pelos vereadores em diferentes regiões da cidade.
