Barueri amplia ciclovias e ciclofaixas na cidade
Novos trechos ligam bairros e parques, oferecendo mais segurança e mobilidade aos ciclistas
A Prefeitura de Barueri está ampliando a infraestrutura para ciclistas com a implantação de uma nova ciclovia e ciclofaixa, interligando os bairros Aldeia de Barueri e Alphaville. O trajeto terá início na ponte Akira Hashimoto, seguirá pela Via Parque e chegará ao Parque Ecológico Tietê-Barueri, na divisa com Santana de Parnaíba, aumentando a oferta de caminhos seguros para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte ou lazer.
Atualmente, é possível percorrer de bicicleta desde o Jardim Paulista até a Estação Antônio João, na Aldeia de Barueri, e seguir até o Parque da Juventude Rubens Furlan Júnior, no bairro Chácaras Marco. A partir desse ponto, os ciclistas têm acesso ao estádio Arena Barueri, passando pela região central da cidade.
O município conta hoje com mais de 16 mil metros de ciclovias e ciclofaixas distribuídos por diferentes trechos, como do Parque da Juventude ao Parque Linear, no Jardim dos Camargos, até a Estação Antônio João; da Avenida João Batista, na Aldeia, até o Boulevard Arnaldo Rodrigues, no Centro, estendendo-se pelas avenidas Henriqueta Mendes Guerra, 26 de Março e Itaqui até a Avenida Prefeito João Villalobo Quero; além de trechos no Jardim Belval e entre o Jardim Maria Helena e o Jardim Paulista.
A maioria das pistas é bidirecional, com faixas individuais sinalizadas em vermelho, proporcionando mais segurança aos usuários. A gestão municipal estuda novos projetos, incluindo conexões entre o Complexo Esportivo Amaro Lopes Billafon e a Estação de trem da ViaMobilidade, bem como do Parque Linear ao Parque Municipal Dom José, ampliando ainda mais a rede cicloviária da cidade.