Quintal Verde Ana Maria avança em Santo André

Espaço de educação ambiental ocupará área degradada e oferecerá compostagem, agrofloresta e oficinas para a comunidade

Por

Obras do Quintal Verde Ana Maria, em Santo André

O Quintal Verde Ana Maria, voltado a práticas sustentáveis em Santo André, está em construção pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), em parceria com a sociedade civil e a Transpetro. O projeto transforma uma área degradada em espaço de educação ambiental restaurado.

Localizado na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, o terreno de mais de 3 mil m² será o segundo equipamento do tipo na cidade. A população poderá acompanhar atividades como compostagem, agroecologia, agrofloresta e cultivo de ervas medicinais.

“O nosso segundo Quintal Verde valoriza a sociedade civil e parceiros importantes. A gestão compartilhada envolve mais pessoas na restauração ecológica e na educação ambiental”, afirma Edinilson Ferreira dos Santos, secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e responsável pelo Semasa.

O Semasa monitora a despoluição do córrego e implanta um pátio de compostagem, processando resíduos orgânicos em composto e biofertilizante. Os materiais virão de feiras livres da região e do projeto Baldinho Verde, no qual moradores trocam resíduos por adubo ou hortaliças.

Em parceria com o INE (Instituto Nova Era) e o Coletivo Nasa, a agrofloresta existente está sendo ampliada, e será implantado um viveiro de mudas, com ações para recuperação do córrego. O projeto integra o programa Florestas Produtivas na Bacia do Tamanduateí.

A organização Mulheres Mães Jardineiras cuidará de canteiros de ervas medicinais. A Transpetro contribuiu com o cercamento do local, por meio do programa Faixa da Gente.

A previsão é de inauguração ainda no primeiro quadrimestre de 2026. O espaço oferecerá visitas, oficinas e formações sobre sustentabilidade, compostagem, cultivo de alimentos e geração de renda, atendendo agricultores urbanos, educadores, estudantes e comunidades da cidade.