Carreta da Mamografia chega em São Bernardo do Campo
Unidade móvel oferece exames gratuitos para mulheres de 40 a 74 anos em UBSs e na Praça da Matriz
São Bernardo do Campo inicia 2026 com ações de prevenção ao câncer de mama. Desde segunda-feira (5), a Carreta da Mamografia percorre a cidade oferecendo exames gratuitos a mulheres entre 40 e 74 anos, sem necessidade de pedido médico ou agendamento. Ao longo do mês, o veículo estará em 10 das 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ainda passará uma semana na Praça da Matriz. O atendimento ocorre das 8h às 17h, com capacidade de até 64 exames diários.
A mamografia é uma radiografia do tecido mamário feita por equipamento de raio-X, capaz de identificar lesões precocemente. O diagnóstico no início do câncer de mama aumenta as chances de cura para até 98%. São Bernardo foi a primeira cidade do país a adotar a recomendação da Febrasgo, que orienta o rastreio a partir dos 40 anos, faixa anterior de 50 a 69 anos, abrangendo agora mulheres mais jovens e mais idosas, que representam mais de 25% dos casos diagnosticados.
“O exame anual é essencial para a prevenção. Quanto mais cedo o câncer é identificado, mais rápido e eficaz é o tratamento. Por isso ampliamos a faixa etária e mantemos a carreta circulando pela cidade”, afirmou o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn.
A programação completa e atualizações podem ser consultadas no portal da Secretaria de Saúde: https://portalsaude.saobernardo.sp.gov.br/portaldasaude/. Entre os primeiros atendimentos estão a UBS Paulicéia (5/1), UBS Demarchi (6 e 7/1), UBS Represa (8 e 9/1) e Praça da Matriz (12 a 16/1). A lista completa inclui ainda UBS Planalto, Santa Cruz, Finco, Vila São Pedro, Silvina, Nazareth e Baeta Neves.
