Metanol: Reunião da Comissão da Câmara de São Bernardo

Secretaria de Saúde apresentou dados atualizados à comissão.

Por Da Redação

A comissão se reuniu no Plenarinho da Câmara.

A Comissão Especial que acompanha os casos de intoxicação por metanol em São Bernardo do Campo, na região do ABC, realizou nova reunião para dar continuidade aos trabalhos, com a participação de Marco Aurélio Ferreira, da Vigilância Sanitária.

A equipe da Secretaria de Saúde apresentou um panorama atualizado da crise do metanol no município.

Até o momento, foram notificados 143 casos em investigação, sendo 131 de moradores de São Bernardo. Desse total, 12 foram confirmados, 131 descartados, e todos os casos em investigação foram concluídos. Dois óbitos confirmados — um em São Bernardo e outro registrado em outra cidade. Em relação à situação hospitalar, 97 pacientes receberam alta, 37 evadiram, 4 permanecem internados e 5 estão em hospitais particulares da região. Durante o mês de novembro, 5 casos foram notificados, e os 5 foram descartados.

Entre 29 de setembro e 28 de novembro, a Vigilância Sanitária realizou diversas ações: 58 operações conjuntas com a GCM e/ou Polícia Militar (DICMA) e/ou GVS VII (regional do Estado), 1 força-tarefa, 58 fiscalizações de estabelecimentos, 4 interdições totais cautelares, 3 desinterdições totais, 1 interdição parcial (funcionamento sem a comercialização de bebidas destiladas), 22 interdições cautelares de bebidas (17 delas encaminhadas para a Delegacia de Investigações sobre Crimes Contra o Meio Ambiente - DICMA), 7 ações de ouvidoria do SUS e 2 denúncias ao Ministério Público.

Além disso, o Colegiado aprovou duas indicações ao Executivo, uma indicação à Vigilância Sanitária, e um requerimento à Secretaria de Obras.

Aprovaram também a deliberação para encerrar o ciclo da vinda semanal da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Saúde da cidade devido a redução de casos de intoxicação por metanol no município.

Instituída para analisar os casos de adulteração de bebidas alcoólicas com metanol e suas consequências, contribuindo para a segurança da população e a integridade do mercado local, a Comissão Especial é composta pelos vereadores Julinho Fuzari (Cidadania), presidente; Lucas Ferreira (PL), vice-presidente; Palhinha (Avante), relator; Renan Queiroz (PMB); Reginaldo Burguês (Agir); Gordo da Adega - Josias Paz (Pode); Ananias Andrade (PT); Geraldo Gomes (PRD); Jorge Araújo (União); Bispo João Batista (Republicanos); Luana Eloá (MDB); e Watanabe (PRTB).