Apenas 06 deputados participaram da última Sessão na Alesp
Sem votações em Plenário, parlamentares discursaram sobre temas diversos no chamado Expediente.
Na última Sessão Ordinária, realizada na quarta(03 de junho), os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) não votaram projetos em Plenário. Apenas 06 dos 94 parlamentares participaram do chamado Expediente (espaço destinado aos pronunciamentos de temas livres): Fábio Faria de Sá (Podemos), Carlos Giannazi (Psol), Eduardo Suplicy (PT), Reis (PT) e Paulo Fiorilo (PT), além da deputada Dra. Damaris Moura (PSDB).
Entre os temas abordados estavam a defesa das liberdades religiosa e de expressão, greve dos servidores gerais de Taubaté, às condições do sistema prisional paulista, à atuação da Polícia Civil na capital, a denúncias de intolerância religiosa envolvendo uma exposição realizada pelo Museu de Arte de São Paulo (Masp), as relações internacionais e comerciais entre São Paulo, Itália e Suécia, a celebração do Dia dos Escreventes Técnicos Judiciários do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o descongelamento dos quinquênios da evolução funcional dos servidores públicos e as condições de trabalho no complexo Cidade da Polícia, localizado em São Bernardo do Campo.
Agenda desta segunda(8)
Nesta segunda-feira (8), a Alesp realiza cerimônias institucionais, debates, homenagens e atividades legislativas. O destaque do dia é a posse da nova defensora pública-geral do Estado, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho, e dos integrantes do Conselho Superior da Defensoria Pública para o biênio 2026-2028. A cerimônia ocorre às 8h, no Salão dos Espelhos, e será seguida por uma sessão solene de posse às 10h, no Plenário Juscelino Kubitschek.
Também às 10h, o Auditório Franco Montoro receberá o ato solene em comemoração aos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Suécia, promovido por iniciativa do deputado Paulo Fiorilo (PT).
A partir das 14h, os deputados participam da 74ª Sessão Ordinária no Plenário Juscelino Kubitschek. No mesmo horário, acontece a solenidade pelos 90 anos do IBGE, no Auditório Franco Montoro; o evento sobre doenças pulmonares intersticiais, no Auditório Teotônio Vilela; a reunião de equipe e lideranças, no Plenário Tiradentes; e a cerimônia de reconhecimento público das lideranças, no Plenário José Bonifácio.
À noite, às 19h, o Auditório Franco Montoro sediará o evento “A Força do Esporte”, promovido pelo deputado Felipe Franco (União Brasil), enquanto o Plenário Tiradentes receberá a audiência pública “Dia do Meio Ambiente”, convocada pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL).
No mesmo horário, às 19h, o Salão dos Espelhos será palco da cerimônia de entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao bispo Bruno Brito. Já às 20h, a homenagem terá continuidade em sessão solene no Plenário Juscelino Kubitschek.