SP e Natura firmam parceria para núcleos de prevenção

Acordo foi assinado em solenidade do 50º aniversário da Defesa Civil do Estado, com participação do governador Tarcísio de Freitas e Ana Costa, VP da empresa

Por Por Redação

Viaturas da Defesa Civil em evento no Palácio dos Bandeirantes

O Governo de São Paulo e a Natura firmaram, nesta terça-feira (14), uma parceria para criar e fortalecer Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) em áreas vulneráveis do estado, com apoio técnico da Defesa Civil, que completa 50 anos em 2026. O acordo foi assinado no Palácio dos Bandeirantes, durante o lançamento de um pacote de ações e investimentos na área.

A iniciativa busca ampliar a prevenção, a resiliência e a resposta a eventos climáticos extremos por meio da mobilização comunitária e do uso de dados para identificar regiões mais suscetíveis. A Defesa Civil será responsável por capacitar os voluntários que atuarão nos núcleos, além de indicar áreas de risco com base em mais de 1.050 instrumentos técnicos, como mapeamentos, monitoramento e estudos especializados.

A Natura contribuirá com a mobilização de sua rede de consultoras e colaboradores, incentivando a participação voluntária. A empresa também utilizará o Índice de Vulnerabilidade Socioclimática (IVSC), desenvolvido em parceria com a startup MeteoIA, para mapear territórios mais expostos aos impactos das mudanças climáticas.

Na mesma solenidade, o governo anunciou cerca de R$ 195 milhões em investimentos em ações de proteção e defesa civil.