Celulares roubados passam a ser notificados em São Paulo
Medida vai ampliar o alcance das intimações, oferecendo maior credibilidade e segurança; cerca de 2 mil notificações estão sendo encaminhadas nesta semana para celulares com queixas criminais
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo firmou parceria com a Meta para o envio de notificações para celulares com restrição criminal. A iniciativa prevê que a Polícia Civil realize o disparo das intimações por um número verificado.
A tecnologia visa superar obstáculos enfrentados nas etapas anteriores. A parceria também estabelece o emprego da Interface de Programação de Aplicações, da Meta, para assegurar a efetividade das notificações, contornando os bloqueios automáticos que estavam comprometendo e restringindo o avanço dos trabalhos.
A partir da parceria, cerca de 2 mil notificações estão sendo encaminhadas nesta semana para celulares com queixas criminais. Os intimados deverão comparecer à delegacia indicada no documento dentro do prazo estabelecido para prestar esclarecimentos.
O objetivo é dificultar a circulação de aparelhos com restrição ou de origem criminosa que foram reativados por terceiros. O programa já recuperou 17,5 mil celulares, restituiu 5,9 mil aparelhos às vítimas e enviou mais de 5,4 mil notificações.
A SSP orienta que ao receber uma notificação, via WhatsApp ou SMS, é necessário seguir os procedimentos oficiais para regularizar sua situação.
