Butantan-DV começa a ser aplicada em todo estado

Imunizante do Butantan, 100% brasileiro, é contra a dengue

Por Por Redação

Para o início da campanha são 99 mil doses em São Paulo

O Governo de São Paulo inicia nesta segunda-feira (9) a campanha de vacinação contra a dengue com a Butantan-DV em todos os 645 municípios paulistas. Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a vacina é a primeira do mundo em dose única e protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, representando um avanço importante no combate à doença. Nesta primeira etapa, a imunização será destinada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde da rede municipal.

Para o início da campanha, o Programa Nacional de Imunizações enviou 99 mil doses ao estado. A estimativa é que cerca de 216 mil profissionais, entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, sejam vacinados. A estratégia foi organizada pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com órgãos de vigilância epidemiológica, gestores municipais e o Ministério da Saúde, com reuniões técnicas e capacitações para preparar as equipes locais.

A tecnologia da Butantan-DV permite uma imunização mais rápida da população, além de reduzir custos e facilitar a logística de campanhas em larga escala. Produzida em São Paulo, a vacina é resultado de anos de pesquisa científica e inovação, com potencial direto para diminuir casos graves e internações por dengue.

Até o dia 5 de fevereiro, o estado de São Paulo registrou 4.647 casos da doença e um óbito em 2026. Já em 2025, foram confirmados mais de 882 mil casos e 1.124 mortes.

O município de Botucatu foi escolhido para o estudo de impacto da imunização com a Butantan-DV, devido à estrutura da rede de saúde e à experiência em campanhas de vacinação em grande escala, além da recente circulação do sorotipo DENV-3 na região. A iniciativa integra a estratégia nacional de imunização.

A aprovação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi baseada em cinco anos de acompanhamento de mais de 16 mil voluntários em ensaio clínico de fase 3 realizado em diferentes estados brasileiros. Os resultados apontaram eficácia geral de 74,7%, chegando a 91,6% contra casos graves e com sinais de alarme. O imunizante se mostrou seguro tanto em pessoas que já tiveram dengue quanto naquelas que nunca tiveram contato com o vírus, com reações predominantemente leves a moderadas.

Para ampliar o público que poderá receber a vacina, o Butantan também iniciou o recrutamento de voluntários de 60 a 79 anos para novos ensaios clínicos em centros de pesquisa do Sul do país.