Nova reitoria da USP toma posse com presença de autoridades e governo
Reitor e vice-reitora assumem mandato até 2030 em cerimônia com líderes do Judiciário, governo e instituições acadêmicas
A Universidade de São Paulo (USP) empossou, na sexta-feira (23), os novos reitores da instituição para o período até 2030. A cerimônia ocorreu no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e contou com a presença de representantes do governo, do Judiciário e de instituições acadêmicas. Os professores Aluísio Augusto Cotrim Segurado e Liedi Légi Bariani Bernucci assumiram, respectivamente, os cargos de reitor e vice-reitora.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desembargador Francisco Eduardo Loureiro, participou do evento, integrando a mesa de honra ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan; da secretária-geral da USP, Marina Helena Cury Gallottini; e dos ex-reitores da universidade, Carlos Gilberto Carlotti Junior e Maria Arminda do Nascimento Arruda.
A diretora da Faculdade de Medicina da USP e representante do Conselho Universitário, Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, destacou a importância da sustentabilidade econômica e da autonomia da universidade. Ela também ressaltou o desafio de liderar uma instituição de grande porte e relevância, citando a trajetória acadêmica dos empossados. “A combinação entre saúde, engenharia, ciência e gestão pública expressa a agenda de integração e modernização assumida pela nova reitoria”, afirmou, referindo-se à experiência do reitor como médico e da vice-reitora como primeira mulher a dirigir a Escola Politécnica.
O secretário Vahan Agopyan reforçou que a USP continuará sob uma gestão competente. “Assumir um cargo na universidade é aceitar trabalhar mais em prol da coletividade, de um país melhor, de um futuro baseado em ciência, tecnologia e inovação”, afirmou.
Durante a cerimônia, o reitor Aluísio Segurado falou sobre a responsabilidade associada ao cargo. “Este é um dos momentos mais significativos da minha vida, a realização de um sonho, carregado de responsabilidade. A gestão que agora se inicia tem a missão de formar líderes e cidadãos conscientes, aplicando a ciência e o saber em benefício do desenvolvimento. Temos o compromisso de fazer uma administração responsável e zelar pelo uso dos recursos públicos recebidos”, declarou.
O governador Tarcísio de Freitas destacou o apoio do governo estadual à nova administração da universidade. “A USP continuará sendo um grande centro de excelência, promovendo desenvolvimento científico e social. O reitor e a vice-reitora podem contar com o apoio do estado de São Paulo. O serviço público funciona como uma corrida de revezamento – pegamos o bastão, corremos e entregamos para quem entra em uma situação melhor. A gestão que se despede deixa um legado importante, e tenho certeza de que os novos mandatários farão uma administração de êxitos”, disse.
Entre as autoridades presentes estavam o ministro Ricardo Lewandowski; o diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, almirante de esquadra Alexandre Rabello de Faria; o comandante do IV Comando Aéreo Regional, major-brigadeiro do ar Reginaldo Pontirolli; o chefe de Estado Maior do Comando Militar do Sudeste, general de brigada Alexandre Gueiros Teixeira; a presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheira Cristiana de Castro Moraes; a defensora pública-geral de São Paulo, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho; além de reitores de universidades estaduais e federais e representantes de institutos e fundações de pesquisa.
A posse da nova reitoria marca o início de uma gestão que busca integrar ciência, tecnologia, saúde e engenharia com políticas de inovação e desenvolvimento social, reforçando o papel da USP como referência acadêmica nacional e internacional.