Provão Paulista amplia acesso ao ensino público

Programa garante vagas em universidades estaduais e Fatecs para estudantes da rede pública por meio de avaliação seriada ao longo do ensino médio

Por

Estudantes das Etecs conquistaram vagas no ensino superior público

Foi divulgada nesta segunda-feira, 26, a lista da segunda chamada do Provão Paulista Seriado, programa do Governo de São Paulo que amplia o acesso de estudantes da rede pública ao ensino superior gratuito. A iniciativa permite o ingresso em universidades estaduais e nas Faculdades de Tecnologia do Estado por meio de avaliações aplicadas ao longo do ensino médio.

Na primeira chamada, divulgada na semana anterior, 1.709 estudantes das Escolas Técnicas Estaduais foram aprovados. Desse total, 1.015 optaram por vagas nas Fatecs, 341 ingressaram na Universidade de São Paulo, 254 na Universidade Estadual Paulista e 99 na Universidade Estadual de Campinas.

Entre os aprovados estão alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio que conquistaram vagas em formações historicamente disputadas. Em Mogi das Cruzes, um estudante da Etec Presidente Vargas foi selecionado para o curso de Medicina da USP em Ribeirão Preto, que registrou alta concorrência no vestibular tradicional. Em Amparo, um aluno da Etec João Belarmino garantiu vaga em Ciência da Computação, no período noturno, na Unicamp.

Levantamento da primeira convocação aponta que as Etecs com maior número de aprovados foram Presidente Vargas, na região do Alto Tietê, Etec de São Paulo, Júlio de Mesquita, em Santo André, Philadelpho Gouvêa Netto, em São José do Rio Preto, e Conselheiro Antônio Prado, em Campinas.

Os dados indicam contribuição da formação técnica para o desempenho e a mobilidade acadêmica.