São Paulo moderniza Estádio Ícaro de Castro Mello até 2026
Reforma de R$ 70 milhões prevê pista adicional, acessibilidade e preservação histórica do complexo esportivo
O Governo do Estado de São Paulo deu início à modernização do Estádio Ícaro de Castro Mello, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2026. Mantido pela Secretaria de Esportes, o complexo esportivo deverá receber, como evento inaugural, um campeonato de atletismo com atletas de diversas comunidades do estado. O investimento total estimado é de cerca de R$ 70 milhões, em uma operação conjunta entre a Secretaria de Esportes (Sesp) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).
O projeto de modernização contempla a reforma da pista de atletismo, arquibancadas, banheiros e canteiros, além da construção de uma nova plataforma para pessoas com deficiência, dois telões, novos guarda-corpos, sanitários acessíveis e recuperação da estrutura histórica em concreto, preservando seu valor patrimonial. A pista contará com uma 9ª raia e uma área para aquecimento, enquanto vestiários e estruturas de apoio aos atletas serão reformados e atualizados. O estádio terá capacidade para mais de 11 mil espectadores.
Segundo dados do governo estadual, a obra atingiu 30% de execução em dezembro de 2025. O estádio não recebe competições oficiais desde 2015, mas ganhou nova perspectiva em dezembro de 2024, quando o governo firmou contrato com um consórcio de empresas para a reforma, o restauro e a modernização do espaço.
O projeto atende às normas de acessibilidade, segurança e sanitárias, preserva os elementos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e seguirá as diretrizes da certificação Classe 1 da World Athletics, reconhecida internacionalmente para estádios de atletismo.
“A reabertura do Estádio Ícaro de Castro Mello é uma medalha para a nossa gestão. Devemos essa entrega ao esporte paulista e brasileiro. Alguns dos maiores ícones do atletismo nacional se formaram e competiram nesse espaço. Com o complexo reformado e utilizado em sua plenitude, podemos continuar escrevendo a história e renovando o nosso catálogo de ídolos”, afirmou a secretária estadual de Esportes, coronel Helena Reis.
Histórico do Estádio
Inaugurado em 21 de agosto de 1954, o Estádio Ícaro de Castro Mello destacou-se pela versatilidade. Além de sediar competições de atletismo, recebeu partidas de futebol e shows de artistas nacionais e internacionais, incluindo Black Sabbath, em 1992, e Elton John, em 1995.
A modernização integra um conjunto de projetos do Governo de São Paulo voltados à infraestrutura e à melhoria de serviços públicos nos últimos anos. Entre as iniciativas, estão a conclusão de trechos do Rodoanel Norte, a implantação da Linha 17-Ouro do metrô, o início do Túnel Imerso Santos-Guarujá, além de investimentos em saneamento, habitação, saúde e segurança pública.
O governo também destaca avanços no atendimento à população, com aumento de cirurgias eletivas, ampliação de vagas em universidades, projetos de intercâmbio internacional, queda histórica nas taxas de homicídios e investimento em hospitais e Santas Casas por meio da Tabela SUS Paulista.
Com a modernização do Estádio Ícaro de Castro Mello, o Estado busca resgatar um espaço histórico do esporte e criar condições para treinamento de atletas e realização de competições, conciliando preservação patrimonial e infraestrutura contemporânea.