Governadores do Sul e Sudeste discutem segurança pública em encontro no Rio de Janeiro
Cosud debate estratégias conjuntas de combate ao crime e governança entre os estados
O Governo de São Paulo participou, no Rio de Janeiro, da 14ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado nesta semana com foco em segurança pública. O evento reuniu líderes dos sete estados das regiões Sul e Sudeste para alinhar políticas e ampliar a cooperação no enfrentamento ao crime organizado, considerado um dos principais desafios comuns ao grupo.
Durante a sexta-feira (5), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, integrou painéis que debateram ações coordenadas de inteligência e operações conjuntas para combater organizações criminosas. A pauta incluiu ainda a análise da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 18, em tramitação no Congresso Nacional, que propõe reorganização do modelo federativo e da governança da segurança pública no país.
“É fundamental a cooperação. Se não houver intercâmbio rápido e oportuno de informações, não teremos sucesso no combate ao crime. Os estados aqui representados estão dando demonstrações de coragem, porque o problema está no foco da atenção do brasileiro e só será resolvido com estratégia e determinação”, afirmou Tarcísio de Freitas.
Também participaram dos painéis os deputados federais Guilherme Derrite, ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo, e Dr. Luizinho, além do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que participou por vídeo.
A programação incluiu visita ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), onde os governadores e secretários de segurança foram recebidos pelo comandante Marcelo Corbage. Na ocasião, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, entregou a Medalha de Mérito Operações Policiais Especiais a Tarcísio de Freitas e demais autoridades. A homenagem é destinada a policiais militares fluminenses ou de outros estados, autoridades civis, militares das Forças Armadas e colaboradores que contribuíram com o desenvolvimento das atividades do Bope.
Além dos painéis com governadores, o encontro contou com a participação de equipes técnicas em oito câmaras temáticas: Segurança Pública; Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico; Governo e Gestão; Saúde; Educação; Desenvolvimento Humano; e Regulação. Ao término do evento, no sábado (6), será divulgada a Carta do Rio de Janeiro, documento que consolidará os compromissos firmados entre os estados do Sul e Sudeste para a agenda integrada de desenvolvimento e segurança.
O Cosud, realizado desde 2019, visa propor ações conjuntas em diversas áreas, incluindo Meio Ambiente, Assistência Social, Cultura, Infraestrutura, Saúde, Esporte, Turismo, Mobilidade, Educação, Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Eficiência na Gestão. A edição anterior ocorreu em Curitiba, em agosto deste ano, e resultou na Carta de Curitiba, que estabeleceu compromissos para a proteção da Mata Atlântica.