TJSP dá posse a dois novos desembargadores em sessão solene

Sessão solene reuniu autoridades dos três Poderes e celebrou as trajetórias de mais de três décadas dos novos desembargadores

Por Ana Laura Gonzalez - SP

Novos integrantes do Pleno saudados por amigos e familiares

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) realizou, na quinta-feira (4), a posse solene dos desembargadores José Ernesto de Souza Bittencourt Rodrigues e Diniz Fernando Ferreira da Cruz. A cerimônia ocorreu na sede do Tribunal e contou com a presença de juízes, desembargadores, representantes de instituições, advogados, promotores, defensores públicos, familiares e amigos dos empossados. O evento foi conduzido pelo presidente do TJ-SP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.

Os magistrados ingressam no Tribunal Pleno após mais de três décadas de atuação na Magistratura paulista. Em seu discurso, o desembargador Mário Devienne Ferraz destacou a experiência dos novos integrantes e reforçou o compromisso com a sociedade: “Estão preparados para enfrentar com galhardia e disposição estes novos desafios e certamente o farão com competência e responsabilidade”.

Diniz Fernando Ferreira da Cruz ressaltou seus mais de 40 anos de trajetória no Judiciário, sendo sete como servidor e 37 como magistrado. “Espero continuar contribuindo com meus pares para o fortalecimento da nossa jurisdição, com decisões que reflitam seriedade, coerência e imparcialidade”, afirmou, ao receber o Colar do Mérito Judiciário acompanhado da esposa, Carina da Silva Araújo.

Já José Ernesto de Souza Bittencourt Rodrigues homenageou o pai, o desembargador Antonio Ernesto de Bittencourt Rodrigues, falecido em setembro. “Chego aqui hoje, neste altar sublime de minha carreira e de minha vida, conduzido pelos braços de todos que estiveram comigo ao longo desses quase 35 anos de judicatura”, declarou, acompanhado da mãe, Silvia Maria de Souza Bittencourt Rodrigues, durante a entrega do Colar do Mérito.

O presidente do TJ-SP, Fernando Antonio Torres Garcia, destacou a relevância da solenidade para o Tribunal: “Todos nós, quando iniciamos, almejamos esse dia. Ele demora, mas chega, e estamos aqui, firmes e fortes, prestando a melhor jurisdição possível”.

A cerimônia contou ainda com a presença de autoridades estaduais e municipais, entre elas o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado André do Prado, o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto de Souza, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de integrantes de associações de magistrados e servidores públicos.

Trajetórias

José Ernesto de Souza Bittencourt Rodrigues – Nascido em São José do Rio Preto, em 1966, formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo em 1988. Ingressou na Magistratura em 1991 como juiz substituto na 51ª Circunscrição Judiciária, atuando em Caraguatatuba, Osasco, Pariquera-Açu, São Sebastião e na Capital. Foi removido para juiz substituto em 2º Grau em 2022.

Diniz Fernando Ferreira da Cruz – Nascido em Santa Cruz do Rio Pardo, em 1960, formou-se em Direito pela Faculdade Católica de Santos em 1983. Tornou-se juiz substituto em 1988, na 25ª Circunscrição Judiciária, com atuação em Ourinhos, Santos, Urupês, Cajamar, Barretos e São José do Rio Preto. Foi removido a juiz substituto em 2º Grau em 2014.