Câmara de Sumaré aprova a criação de uma CPI para investigar contratos de merenda

Por

Petição busca esclarecer motivos de contratação emergencial realizada em 2024

A Câmara de Sumaré autorizou a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para averiguar suspeitas de fraudes em uma contratação emergencial de merenda de 2024. O processo em análise ocorreu ao longo do mandato do antigo chefe do Executivo, Luiz Dalben. Com o aval de quase a totalidade dos parlamentares, a exceção do dirigente do órgão, Hélio Silva, o colegiado terá até 150 dias destinados ao fechamento das atividades, havendo chance de extensão da vigência pelo mesmo intervalo de tempo.

Motivação

A petição foi liderada pelo parlamentar Raí do Paraíso e tem o propósito de esclarecer as razões da anulação de um pregão voltado ao fornecimento do cardápio das escolas e a subsequente formalização da compra direta baseada em caráter de urgência. De acordo com o documento protocolado, existem indícios que dão suporte para a verificação detalhada das ações tomadas pelos gestores no período citado.

Os integrantes do grupo vão examinar a anulação do certame licitatório e se os termos financeiros aplicados na aquisição estavam adequados aos padrões comerciais locais. Os vereadores vão monitorar as condições e o padrão dos pratos entregues aos alunos das instituições de ensino de Sumaré, com foco em identificar se houve a prática de valores superfaturados ou quaisquer perdas de patrimônio financeiro ao erário público.