Tarifa de água é reajustada em 11,9% em Indaiatuba

Atualização da ARES-PCJ visa garantir a segurança hídrica na região

Por

Última revisão da tarifa de água e esgotos no município ocorreu há três anos, em abril de 2023

A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ) redefiniu o percentual de 11,19% para a revisão da tarifa de água e esgotos no município de Indaiatuba. A Resolução nº 699 foi publicada na edição nº 3584 da Imprensa Oficial do Município, e a leitura dos hidrômetros com os valores atualizados já estão valendo.

A última revisão consistente da tarifa de água e esgotos no município ocorreu há três anos, em abril de 2023. No ano de 2024 foi aplicado apenas um reajuste mínimo de 0,72% e, em 2025, não houve nenhuma atualização de valor nas contas da cidade.

Análise criteriosa

Segundo as informações, a revisão tarifária segue uma detalhada análise técnica realizada pela ARES-PCJ. A medida é necessária para garantir a sustentabilidade econômica da autarquia e também a continuidade dos investimentos estruturantes voltados para a modernização do sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do município.

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba (Saae) reforça que mantém um planejamento e investimentos constantes em infraestrutura para preparar o município para um futuro de sustentabilidade e segurança hídrica. O crescimento populacional, econômico e industrial exige que a estrutura da cidade avance de forma conjunta e sustentável nas próximas décadas.

Expansão das ETAs

Entre as principais frentes de trabalho planejadas pelo Saae, destaca-se a construção da ETA VI, no Tombadouro.

Com conclusão planejada já para o ano de 2026, a nova Estação de Tratamento de Água terá capacidade inicial para tratar 150 litros por segundo de água bruta do rio Jundiaí, o que mudará a realidade hídrica da Zona Norte e de toda a cidade.

Pensando em fortalecer o abastecimento da Zona Norte, a ETA I, localizada na Vila Avaí e caracterizada como a mais antiga Estação de Tratamento de Água da cidade, passa por adequações para atender demandas de curto, médio e longo prazo.

Ocorre ainda a adequação do Sistema de Cloração da ETA III, principal responsável pelo abastecimento de água tratada da Zona Sul, garantindo que o recurso atenda aos padrões de segurança.

Eficiência

No setor de esgotamento sanitário, a autarquia executa a implantação do Emissário Buruzinho, uma obra que vai otimizar o transporte dos efluentes para a ETE - MAC. Outro investimento de destaque é a implantação do Interceptor da Margem Esquerda do Rio Jundiaí, que confere mais eficiência e sustentabilidade no transporte de efluentes até a ETE - MAC.

Para consolidar essas melhorias, de acordo com as informações da administração, o Saae atua na implantação e substituição de adutoras e emissários estratégicos. Essas tubulações são essenciais para que a água tratada chegue eficientemente a cada região de Indaiatuba e que os efluentes gerados sejam levados de forma segura até a ETE - MAC.