Polícia acaba com esquema de furto em Vinhedo

Por

Durante investigação conduzida pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, agentes da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas desarticularam um esquema de furto de materiais elétricos. Conforme apurado, os equipamentos eram desviados de um depósito da CPFL Energia, gerando prejuízo superior a R$ 155 mil. Parte do material foi encontrada sendo usada em uma ligação elétrica clandestina em uma empresa na cidade de Vinhedo.

Ligação clandestina

No local onde funcionava a instalação irregular, o responsável pelo estabelecimento admitiu aos policiais que contratou o serviço utilizando os equipamentos desviados. Ele foi preso em flagrante pelo crime de receptação.

O trabalho investigativo levou os agentes a outros suspeitos envolvidos no esquema. Em um dos imóveis, um homem tentou se esconder no forro da casa ao perceber a chegada das equipes, mas acabou se rendendo após a presença do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil.

Busca policial

Dentro da residência, os policiais encontraram relógios de energia, equipamentos pertencentes à CPFL Energia, cinco simulacros de arma de fogo e cédulas falsas. Em outro endereço ligado ao grupo, também foram apreendidos materiais elétricos, uniformes da concessionária e um dispositivo utilizado para "zerar" hidrômetros da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A.

Durante a operação, os investigadores ainda constataram furto de energia elétrica em um dos imóveis vistoriados.

Suspeitos

Um dos suspeitos foi autuado por receptação simples, pagou fiança e foi liberado, enquanto outro permaneceu preso. Ele deve responder por furto de energia, receptação qualificada, participação em organização criminosa e posse de moeda falsa, aguardando audiência de custódia.

Segundo a polícia, todos os equipamentos recuperados foram reconhecidos e devolvidos à CPFL Energia.