Paulínia inaugura a sua 1ª escola em tempo integral

Unidade municipal atenderá 240 alunos do 1º ao 5º ano

Por Da Redação

EMEFI Professora Simone de Toledo Lima Martinez

A EMEFI Professora Simone de Toledo Lima Martinez, no bairro Patropi, foi inaugurada nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, e passa a ser a primeira escola municipal de ensino fundamental em tempo integral de Paulínia. A partir do dia 5, a unidade começa a atender cerca de 240 estudantes do 1º ao 5º ano, com jornada ampliada, das 8h às 17h, marcando um novo momento para a educação pública do município.

Matriz ampliada

A proposta pedagógica da nova escola traz uma matriz curricular ampliada, com a inclusão de disciplinas como educação financeira, desenvolvimento socioemocional e inglês, além de atividades esportivas e do aumento da carga horária de matemática. Os alunos foram selecionados a partir de critérios socioeconômicos e demográficos, priorizando crianças em situação de vulnerabilidade social.

Para a secretária municipal de Educação, Márcia Scarassati, a implantação do ensino integral está diretamente ligada ao princípio da equidade. "Estamos iniciando uma história que vai colocar Paulínia em um novo patamar da educação, garantindo o acesso aos que mais precisam, com a oferta de um ensino de qualidade", afirma.

O prefeito Danilo Barros destacou a importância da entrega da nova unidade para o fortalecimento das políticas educacionais da cidade. "A educação é um ambiente dinâmico e interativo que integra alunos, professores, gestores, colaboradores e tecnologias na promoção da aprendizagem contínua, dentro ou fora da sala de aula. E, para que tudo isso se desenvolva precisamos de ambientes físicos adequados como o que estamos entregando aqui e também a garantia de um maior tempo de desenvolvimento", acredita.

A estrutura da escola inclui área verde, quadra coberta, playground, espaços com acessibilidade, auditório, setor administrativo, refeitório, 18 salas de aula, laboratório e climatização em todos os ambientes.

Homenagem histórica

A unidade leva o nome da professora Simone de Toledo Lima Martinez, educadora que marcou a trajetória da educação em Paulínia, seja em sala de aula ou durante sua atuação como diretora. A cerimônia de inauguração contou com a presença de familiares da homenageada.

A filha, Juliana de Toledo Martinez agradeceu. "Estou muito emocionada por saber que o trabalho da minha mãe, mesmo sem ela aqui, ainda continua gerando bons frutos e será repercutido na vida dos novos alunos que estarão aqui".