Valinhos implanta a sua quarta microfloresta

O plantio foi realizado para melhorar o microclima da cidade

Por Da Redação

Ação ambiental plantou 450 mudas no Parque Municipal

O último sábado (30) marcou a implantação da 4ª microfloresta urbana de Valinhos. O plantio de 450 mudas foi realizado ao lado da cantina dos Clubes de Mães, com o objetivo de formar corredores de fauna e colaborar para a melhoria do microclima da cidade. O espaço já abriga diversas espécies de pássaros, que terão papel fundamental na dispersão de sementes de árvores nativas e frutíferas, fortalecendo a arborização urbana e ampliando as áreas verdes do município.

A escolha do local e da data está relacionada aos 50 anos de atividades do Parque Municipal e à consolidação cultural da Festa do Figo e da Expogoiaba, consideradas cartões-postais da cidade, que comemoram respectivamente a 75ª e a 30ª edições. Durante o plantio, foram inseridas espécies como ipê-branco, pau-brasil, aroeira, entre outras, contribuindo para a diversidade ambiental e o equilíbrio do ecossistema local.

Participação popular

Entre os participantes esteve Manuela Félix, de 9 anos, moradora do Jardim Pinheiro. "Eu gosto de plantar árvores. Esta é a segunda vez que participo de plantio de mudas", contou. Para ela, a iniciativa tem grande importância. "Eu acho importante ter árvores na cidade porque deixa o ambiente mais bonito, mas também o ar fica mais fresquinho, mais gostoso para respirar", explicou. A presença de crianças reforça o caráter educativo e de conscientização ambiental da ação.

Mudança climática

Uma das maiores preocupações atuais são os impactos ambientais relacionados às mudanças climáticas. Nesse contexto, a implantação de microflorestas urbanas surge como alternativa para mitigar efeitos do aquecimento global. "É de extrema importância a implantação de microfloresta para manter a arborização já existente na cidade. Valinhos foi considerada uma das cidades mais arborizadas do Estado", relatou o vice-prefeito Luiz Mayr Neto, que também participou do plantio e há mais de 30 anos atua no plantio de mudas no município.

De acordo com o secretário do Verde e da Agricultura, André Reis, novas microflorestas urbanas estão previstas para este ano. "Este sistema de plantio prevê a formação de corredores, o que favorece a fauna. Valinhos, assim como as demais cidades da região, participam do projeto e, futuramente, teremos corredores entre municípios", afirmou. Segundo ele, o projeto cria aglomerados densos de árvores, formando pequenos ecossistemas florestais em espaços reduzidos.