SAMU de Hortolândia completa 18 anos

Por

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência) de Hortolândia completa 18 anos em janeiro e consolida-se como um dos serviços mais reconhecidos do país nas áreas de urgência e emergência. Mantido pela Prefeitura, o órgão alcança a "maioridade" com atuação considerada referência nos âmbitos regional, estadual e nacional.

A importância do serviço se reflete nas melhorias realizadas nos últimos anos, como a reforma da central, entregue em 2025. A base do SAMU está localizada na Rua Líbero Badaró, no Jardim Santa Rita de Cássia, onde funciona desde sua implantação. O serviço foi inaugurado em 23 de janeiro de 2008.

Segundo o coordenador do SAMU, Renato Lopes Machado, Hortolândia foi uma das primeiras cidades da região a implantar o serviço. "O SAMU foi implantado na cidade quatro anos após ser criado pelo governo federal. Hortolândia foi o segundo município da região a ter o serviço", destaca.

Atuação

Ao longo de quase duas décadas, o SAMU de Hortolândia tornou-se referência pela qualidade das equipes. "Diversos profissionais que já atuaram no SAMU de Hortolândia hoje ocupam cargos de importância em órgãos nacionais como Ministério da Saúde e Rede de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Isso mostra que o serviço é importante na formação de profissionais. ", salienta o coordenador.

Atualmente, o serviço conta com cerca de 100 profissionais e uma frota composta por sete ambulâncias e duas motolâncias. O atendimento funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado pelo número 192.

Em 2024, o serviço treinou equipes de segurança do presidente Luiz Inácio da Silva e participou do 1º Congresso de Medicina de Emergência, em Buenos Aires.

Além disso, o SAMU atua na prevenção e na educação, sendo pioneiro na capacitação de profissionais, conforme a Lei Lucas, com mais de 10 mil pessoas formadas. O serviço também promove treinamentos para população e atendimentos em rodovias da região.