Americana avança em ações voltadas ao SUS local
Americana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue avançando na consolidação de ações voltadas ao monitoramento, do SUS no município. Após a criação do Componente Municipal de Auditoria do SUS, a administração iniciou o processo de integração ao Sistema Nacional de Auditoria (SNA), medida que fortalece a transparência dos recursos públicos e contribui para a melhoria dos serviços prestados.
Integração nacional
O componente foi formalizado após reunião realizada em outubro do ano passado entre representantes da Secretaria de Saúde e do SEAUD/SP (Serviço de Auditoria do Sistema Nacional de Auditoria do SUS no Estado de São Paulo). A partir desse alinhamento, o município passou a adequar seus procedimentos às diretrizes nacionais de auditoria.
A integração ao SNA amplia a atuação da Unidade de Avaliação e Auditoria, favorecendo o monitoramento contínuo dos serviços de saúde, o uso mais eficiente dos recursos públicos e o aprimoramento dos processos de gestão. A proposta é assegurar maior controle das ações do SUS.
"Trabalhamos para que os recursos do SUS sejam aplicados com responsabilidade e transparência, beneficiando diretamente quem utiliza os serviços do município.", explicou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
Além disso, a Secretaria solicitou acesso ao SISAUD (Sistema de Auditoria do SUS), plataforma nacional que reúne informações das esferas federal, estadual e municipal, para utilizarem como referência de serviço no município.
"As equipes terão treinamento específico, garantindo mais padronização, segurança e integração com os demais entes federativos", destacou o secretário adjunto de Saúde, Fábio Joner.
Para a superintendente da Fusame (Fundação de Saúde de Americana), Lilian Godoi, a iniciativa também reflete diretamente na assistência. "A integração contribui para processos mais bem estruturados, com informações mais claras, melhor monitoramento e mais condições de aperfeiçoar o atendimento à população", ressaltou.
