Região fecha 2025 com mais de 300 mil MEIs em 2025, alta de 3,1% sobre 2024

Por

Crescimento reforça a força dos pequenos negócios

O empreendedorismo segue ganhando espaço na região de Campinas, em 2025, 22 municípios da região alcançaram 300.894 microempreendedores individuais (MEIs), número que representa um crescimento de 3,1% na comparação com 2024, quando eram 291.987 registros. Ao todo, foram 8.907 novos microempreendedores formalizados no período, reforçando a expansão dos pequenos negócios.

Alternativa de renda

Os dados revelam que quase todas as cidades apresentaram aumento no número de microempreendedores. Indaiatuba, Artur Nogueira, Conchal, Engenheiro Coelho e Sumaré se destacaram ao liderar o crescimento percentual de optantes, refletindo um ambiente favorável para quem decide empreender.

Para o gerente regional do Sebrae-SP em Campinas, Nilcio Freitas. "Esse crescimento é muito significativo porque mostra que o empreendedor continua apostando no próprio negócio. O fato de praticamente todas as cidades da região registrarem aumento reforça a importância do MEI como porta de entrada para quem quer empreender de forma regularizada", afirma.

A trajetória de Bruna Pinheiro da Silva, ex-assistente de Recursos Humanos e moradora de Campinas, exemplifica esse movimento. "Decidi abrir meu MEI em 2025 como uma forma de buscar crescimento pessoal e, principalmente, mais liberdade de horário. Hoje, tenho um minimercado instalado em condomínio e a expectativa para 2026 é consolidar o faturamento, manter o negócio em ascensão e aprimorar cada vez mais a gestão, para administrá-lo da melhor maneira possível", relata.

O Sebrae-SP na região, oferece orientações sobre formalização, direitos e obrigações do MEI, emissão do DAS, além de cursos, consultorias e conteúdos voltados ao crescimento sustentável dos negócios.