Americana educa sobre o uso da rede de esgoto
Com o objetivo de preservar o sistema de esgotamento sanitário e reduzir ocorrências como entupimentos e refluxos, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana lançou, na segunda-feira (11), a campanha educativa "Rede de Esgoto não é Lixeira". A ação orienta a população sobre o uso correto das redes coletoras, alertando para os impactos ambientais e operacionais causados pelo descarte inadequado de resíduos.
A campanha destaca cuidados básicos, como a utilização da caixa de gordura, o descarte correto de óleo, a proibição de ligar águas pluviais à rede de esgoto e os prejuízos causados pelo lançamento de lixo em vasos sanitários, pias e ralos. Itens como plásticos, fraldas, absorventes, fio dental, escovas de dente e restos de alimentos provocam obstruções e danos tanto à rede pública quanto às tubulações dos imóveis.
Ações
Para ampliar o alcance das orientações, o DAE realiza a distribuição de folhetos, a fixação de cartazes em comércios e espaços públicos e a divulgação de conteúdos nas redes sociais, em parceria com a Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação da Prefeitura de Americana.
De acordo com o superintendente do DAE, Fábio Renato de Oliveira, a conscientização é essencial para prevenir problemas. "Muitos problemas na rede de esgoto são causados por uso inadequado dentro dos imóveis. Com a campanha Rede de Esgoto não é Lixeira, queremos conscientizar a população de que atitudes simples no dia a dia fazem uma grande diferença para o funcionamento do sistema e para a preservação do meio ambiente", afirmou.
Paralelamente, o DAE mantém ações permanentes de manutenção e limpeza da rede. Nesta segunda-feira (12), uma reunião com a equipe técnica alinhou os trabalhos que seguem ocorrendo de forma contínua. "O DAE está fazendo a sua parte, mas a população também tem um papel fundamental. Usar corretamente a rede de esgoto é um ato de responsabilidade com a cidade", completou o superintendente.
