Santa Bárbara atende 4 mil em creches ao longo de 2025
O número reúne atendimentos realizados nas escolas municipais
A Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Educação, finalizou 2025 com 4.221 crianças atendidas na etapa de creche, que contempla alunos de 0 a 3 anos, em toda a cidade. O número reúne atendimentos realizados diretamente nas escolas municipais, pelo Bolsa-Creche, em Organizações Sociais (OS) e em entidades filantrópicas conveniadas ao município.
Atendimento ampliado
Ao longo do ano, a Secretaria de Educação autorizou 150 transferências entre unidades de creche, atendendo pedidos feitos pelos responsáveis legais. As mudanças tiveram como objetivo adequar o atendimento à região de moradia das famílias e às suas preferências, garantindo maior comodidade e acesso ao serviço.
Para o planejamento do ano letivo de 2026, o município recebeu 840 inscrições para vagas em creche. Desse total, 820 crianças já foram convocadas para efetivação da matrícula, enquanto outras 20 permanecem em processo de direcionamento, de acordo com a organização da rede municipal.
As crianças que continuam na faixa etária da creche tiveram as vagas automaticamente asseguradas para 2026. O mesmo procedimento foi adotado para os alunos que avançam para a Educação Infantil, nos níveis Jardim I e II, garantindo a continuidade do atendimento na rede pública municipal.
Calendário escolar
A Secretaria Municipal de Educação manteve o funcionamento administrativo normal nos dias 22 e 23 de dezembro, atendendo o calendário do serviço público. Agora, o atendimento administrativo somente será retomado no dia 5 de janeiro de 2026.
Entre os dias 5 e 9 de janeiro, estarão abertas apenas as unidades que atendem os Jardim I e II e as escolas de Ensino Fundamental, com foco na divulgação do direcionamento de vagas para alunos que ingressarão no 1º e no 6º ano, além de orientações sobre matrículas e transferências.
Na semana seguinte, de 12 a 16 de janeiro, essas unidades entram em recesso novamente, reabrindo em 19 de janeiro de 2026 para o retorno dos profissionais e planejamento interno. As aulas para os estudantes terão início em 21 de janeiro de 2026. Durante todo o recesso, a Prefeitura segue realizando a manutenção, adequações e melhorias nas unidades escolares.
A administração municipal destaca que as atividades fazem parte de um planejamento contínuo para ampliar o acesso à educação infantil.
