Eventos reúnem mais de 160 mil em Americana
Agenda cultural intensa marcou os 150 anos do município em 2025
Ao longo de 2025, ano em que completou 150 anos de história, Americana viveu uma das agendas culturais mais intensas e representativas de sua trajetória. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu uma programação ampla, democrática e descentralizada, que reuniu mais de 160 mil pessoas em eventos realizados em diferentes regiões da cidade.
O secretário da pasta de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini, avaliou. "Eventos culturais de porte atraem grande público, são vitrine para artistas locais, trazem visitantes de outras cidades e criam um ciclo virtuoso que beneficia não apenas os artistas, mas toda a população", completou.
Ano com novidades
A agenda começou com o Carnaval, realizado em dois espaços: o Carnaval Tô Pela Rua, na Praça Comendador Müller, e o CarnaPraia, na Orla da Praia dos Namorados. Em abril, o Fest Cult - Festival de Teatro de Americana, reuniu 14 espetáculos e três oficinas, com público rotativo de cerca de 2 mil pessoas ao longo de 10 dias.
Entre as novidades do ano, o projeto itinerante Americana, Café & Viola estreou no Jardim São Paulo e atraiu aproximadamente 3 mil pessoas, levando a música sertaneja raiz aos bairros. Já a 3ª Rota Cervejeira de Americana, realizada em maio no Centro de Cultura e Lazer , reuniu mais de 29 mil pessoas em três dias, com mais de 60 tipos de cervejas e shows de rock, blues e pop rock.
O CultivArt Fest, festival de Dança levou mais de 600 bailarinos, de 40 grupos, ao Teatro Municipal Lulu Benencase, atraindo 2,2 mil espectadores entre maio e junho. A 4ª Feira Ambiental Municipal de Americana (FEAMA) contou com 60 expositores, atrações culturais e premiação do concurso "Água, Biodiversidade e Clima".
O Centro de Cultura e Lazer também recebeu o Rock Day Americana, em julho, e o festival gospel Celebra Americana, em novembro, que atraiu público rotativo de 20 mil pessoas. O Roteiro Gastronômico Americana 2025 celebrou os 150 anos da cidade com mais de 40 pratos, atrações musicais e shows de artistas nacionais.
O segundo semestre foi marcado ainda por eventos, como o Desfile Cívico de 7 de Setembro, o lançamento do Festival de Literatura de Americana (FLIAM) e o Festival de Artes Visuais (FAVA), que estimulou novos olhares sobre o espaço urbano. O encerramento do ano ficou por conta do EnCantos e Luzes de Natal, que levou música, iluminação especial e clima festivo às ruas do muncípio.
