"Programa Cuidar" entrega 5,5 mil kits em Hortolândia
Cerca de 220 pessoas participaram, na manhã desta quarta-feira (12/12), da última entrega de 2025 dos kits do Programa Cuidar: Atendimento à Gestante, promovido pela Prefeitura de Hortolândia. O evento aconteceu no auditório da Emef Profa Marleciene P. Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, com a presença de gestantes, familiares e rede de apoio. Foram entregues 160 kits de maternidade, incluindo dois destinados a gestantes de gêmeos.
Com esta ação, o programa alcançou a marca de 5.586 kits entregues entre outubro de 2022 e dezembro de 2025, com acompanhamento da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.
Primeiros cuidados
Entre as beneficiadas estava Francieli de Almeida Paixão Oliveira, de 28 anos, grávida de 32 semanas, que aguarda a chegada da filha Melissa. "Me ajuda bastante este kit, pois tinha comprado pouca coisa. Gostei bastante", afirmou a moradora do Jardim Nova América.
A técnica de enfermagem Camila Buthias, de 30 anos, que espera o quinto filho, destacou a importância da iniciativa. "É muito bom o Programa, porque além das mães receberem orientação com os primeiros cuidados, tem uma rede de apoio preventiva e doam este kit de primeiros cuidados para auxiliar", disse.
Durante o encontro, profissionais do projeto Amigos do Peito, da Secretaria de Saúde, reforçaram orientações sobre aleitamento materno e cuidados com o bebê. A pediatra Marta Hirayama destacou que "o pré-natal só acaba quando nasce o bebê e não aqui na entrega do kit", lembrando que o cuidado envolve saúde física, mental e social.
A cirurgiã-dentista Débora Hoffmann, também chamou a atenção para o papel de apoio da família. "A mãe precisará de alguém para cuidar das tarefas domésticas, lavar a louça, a roupa, fazer a comida, cuidar dos outros filhos", pontuou.
Representando a administração municipal, Maria dos Anjos ressaltou a abrangência da iniciativa. "Existe o pré-natal e o pós-parto e em tudo isso a gente está pensando. Envolve várias secretarias para pensar num plano para poder abraçar realmente as famílias". Pauliuki, representando o prefeito, também destacou o caráter humano do projeto. "Este é um Governo que cuida das pessoas", afirmou.
