Comitiva de Americana visita a maior refinaria de petróleo do país

Replan é responsável por mais de 30% da produção nacional

Por

Usina de petróleo impulsiona a economia de Paulínia

Integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) gestão 2026, do Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), e servidores públicos da Secretaria de Administração de Americana visitaram a Refinaria de Paulínia (Replan), maior unidade de refino da Petrobras no Brasil, na última semana.

Integração

O grupo conheceu as instalações industriais, detalhes da segurança operacional e projetos de investimento, além do sistema utilizado pela Prefeitura de Paulínia para a proteção do servidor público contra riscos que possam ameaçar a segurança e a saúde do indivíduo.

De acordo com Eduardo Spilla, diretor da Unidade de Serviços Gerais, a visita foi produtiva e proporcionou novas ideias que poderão ser implantadas em Americana. "Pudemos conhecer o rigoroso sistema de segurança da Replan, incluindo o fornecimento de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) da Prefeitura de Paulínia. É, sem dúvidas, um sistema eficiente de gestão e de atendimento ao servidor", afirmou.

O grupo reforçou a importância da cooperação entre municípios da Região Metropolitana de Campinas, demonstrando como parcerias e trocas de experiência podem elevar os padrões de segurança e bem-estar.

Replan

A Replan produz óleo diesel, gasolina, querosene de aviação, asfaltos, GLP e propeno, entre outros derivados de petróleo. A refinaria é responsável por atender o mercado de combustíveis de mais de 30% do território nacional.

Maior do ramo no país, a refinaria tem papel estratégico para Paulínia e para toda a região. Em operação desde 1972, sua presença consolidada ajuda a impulsionar o desenvolvimento local e garante estabilidade ao mercado regional de energia.

A Replan também impulsiona a economia de Paulínia, gerando empregos e novos investimentos. Seus projetos de modernização reforçam o compromisso com a eficiência do município.

"A visita foi uma excelente oportunidade para conhecer os projetos sociais da Replan que são apoiados pela Petrobras, bem como as medidas de segurança que a fábrica possui para evitar acidentes e prejuízos para os que moram nas proximidades", acrescentou o presidente da CIPA e engenheiro civil da Prefeitura de Americana, Marcelo Mussarelli Corghi.