Semana da consciência negra em Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura e com apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), realiza entre os dias 16 e 20 de novembro a Semana da Consciência Negra 2025. A programação, que acontece em diversos espaços da cidade, propõe momentos de reflexão e aprendizado com atividades voltadas a todas as idades.
A abertura será no domingo (16/11), a partir das 7h30 com concentração no Casarão Pau Preto, e saída 8h, para uma caminhada pelo centro da cidade em uma ação que simboliza o movimento pela igualdade racial. A iniciativa contará com atividades de integração dos participantes.
Durante a semana, a programação segue com filmes, oficinas e apresentações, que abordam temas como representatividade, literatura, arte e cultura.
Segunda-feira (17/11), o Topázio Cinemas exibe o longa Malês, seguido de debate e roda de conversa, com ingresso solidário de 1 litro de óleo para o Funssol.
Na terça-feira (18/11), o Casarão Cultural recebe a exposição Racismo no Esporte a partir das 19h. Na Biblioteca Municipal haverá uma oficina de letramento racial, também às 19h.
Na quarta (19/11), tem Roda de Conversa sobre o livro Cartas para Minha Avó. O encerramento da programação ocorre na quinta-feira (20/11) com o CorAção, evento de Hip-Hop no CEU do Jardim São Conrado, a partir das 9h.