Estoque de sangue está crítico em hemocentro

Por

O Hemocentro de Ribeirão Preto, responsável pelo atendimento de aproximadamente 250 municípios, alertou na segunda-feira (2) para o risco de suspensão de cirurgias em hospitais da região devido aos baixos estoques de sangue. A situação é crítica para quase todos os tipos sanguíneos, com destaque para o A negativo.

Segundo o supervisor de captação, José Luiz Lagamba, houve uma queda acentuada no número de doações nas últimas semanas, ao mesmo tempo em que a demanda aumentou com a retomada das cirurgias eletivas após o período de festas. Ele explica que esse cenário pode comprometer atendimentos de urgência e emergência que necessitam de transfusões. A proximidade do carnaval, tradicionalmente, também contribui para a redução no número de doadores.

Lagamba reforça que o hemocentro atua como um elo entre a população, captando sangue para atender a própria comunidade, e que a falta do insumo impacta diretamente os serviços de saúde prestados à região.

Diante disso, a instituição convoca voluntários a doarem sangue o quanto antes. Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos — menores de idade precisam de autorização —, pesar ao menos 50 quilos e apresentar documento oficial com foto. Para evitar filas, o agendamento pode ser feito pelo site ou pelo telefone 0800 979 6049.

De acordo com o comunicado, as doações podem ser realizadas no Hemocentro de Ribeirão Preto (Campus USP), no Posto de Coleta da Rua Quintino Bocaiúva, no Hemonúcleo de Franca e na unidade de Bebedouro.