Turismo religioso impulsiona economia de cidades do interior

Programa faz devoção e tradição italiana se transformarem em economia e emprego

Por

O turismo religioso movimenta cerca de 20 milhões de viagens por ano em São Paulo e se consolida como uma força econômica que integra fé, cultura e consumo. No interior do estado, Santa Rita do Passa Quatro é um exemplo desse potencial ao transformar uma tradição religiosa, herdada de imigrantes italianos, em geração de emprego e renda, com apoio do SP Produz, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico voltado ao fortalecimento das cadeias produtivas locais.

A história do município está diretamente ligada à devoção a Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade, celebrada especialmente em torno do dia 22 de maio, data que também marca o aniversário do município. Essa tradição, que atravessa gerações, ganhou novo impulso em 2025 com recursos do SP Produz, destinados a ampliar a articulação entre moradores, comerciantes e entidades, fortalecer a divulgação turística, profissionalizar serviços e melhorar a estrutura das celebrações religiosas.

Fé movimenta a cidade

A festa da padroeira mobiliza cerca de 200 voluntários e recebe, em média, mil visitantes por dia nos fins de semana de programação. Para o empresário local Clóvis Camargo, cada detalhe da festa carrega a história e a identidade da cidade. Segundo ele, o apoio do SP Produz contribuiu para ampliar a percepção de que o evento vai além do aspecto religioso, impactando diretamente hotéis, restaurantes, comércio e serviços.

Esse reflexo é sentido por diversos setores. O empresário Adriano Penha, dono de restaurante na cidade, destaca que, durante as celebrações, toda a economia local se aquece, beneficiando desde a rede hoteleira até estabelecimentos essenciais, como farmácias. Para a diretora do Departamento de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Esportes, Valéria Maria Zerbato, a atuação da Cadeia Produtiva Local (CPL) de Turismo foi decisiva para enxergar o turismo como uma cadeia integrada, capaz de articular diferentes setores e a sociedade civil em torno de objetivos comuns.

Roteiro regional

O fortalecimento do turismo religioso em Santa Rita do Passa Quatro também impulsiona municípios vizinhos, como Analândia, ampliando a experiência dos visitantes. Juntas, as cidades constroem um roteiro regional que combina fé, cultura, natureza e preservação ambiental, potencializando a geração de emprego e renda.

Em Analândia, a CPL de Ecoturismo, considerada madura pelo SP Produz, articula turismo, pesquisa científica e conservação ambiental. Localizado na Serra do Itaqueri, o município se destaca pela geodiversidade, com formações rochosas de arenito, centenas de cachoeiras, rios de águas cristalinas e mirantes inseridos na área do Projeto Geoparque. As atividades turísticas são realizadas com guias credenciados e incluem trilhas, caminhadas, bikecross e visitas a atrativos como a Gruta do Índio, que abriga pinturas rupestres com mais de 5 mil anos.

Contemplada pelo edital de 2025, a CPL de Analândia investirá na criação de uma brigada voluntária de incêndio, reforçando o compromisso com o crescimento sustentável do turismo e a preservação ambiental. Para o encarregado de Turismo da prefeitura, Fernando Ometto, o investimento em capacitação e organização do setor garante que o desenvolvimento ocorra de forma responsável, valorizando o território e fortalecendo a economia local.

Sobre o programa

O SP Produz tem como objetivo fortalecer a economia local ao conectar empresas de um mesmo setor para atuação colaborativa sob uma governança comum. A iniciativa estimula o compartilhamento de recursos, a aquisição coletiva de insumos, a troca de experiências, a inovação e a redução de custos operacionais. O programa é estruturado em quatro níveis de maturidade: Aglomerado Produtivo, CPL em Desenvolvimento, CPL Consolidada e CPL Madura.