Jundiaí identifica o primeiro morcego com raiva em 2026

Por

Esses animais são protegidos por lei e não podem ser agredidos

A Prefeitura de Jundiaí (SP) informou na última quarta-feira (14) a identificação do primeiro morcego positivo para raiva em 2026. O caso foi confirmado após denúncia encaminhada à Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM).

O animal, da espécie insetívora Eptesicus furinalis, foi encontrado no bairro Medeiros, preso à grade de escoamento de água no quintal de uma residência. Segundo o município, não houve contato com moradores.

Como medida preventiva, a VISAM vai intensificar ainda nesta semana as ações do Programa de Vigilância da Raiva na região.

Orientações

Os morcegos são protegidos por lei e não devem ser agredidos. A VISAM orienta que morcegos encontrados em situações incomuns, como dentro de casas, nos quintais, caídos no chão ou voando durante o dia, não devem ser manipulados. O órgão deve ser acionado imediatamente para a retirada segura do animal. Caso possível, recomenda-se isolar o ambiente ou conter o morcego com um anteparo. A atualização anual da vacina antirrábica de cães e gatos também é fundamental e está disponível gratuitamente mediante agendamento.

Em 2025, a cidade registrou seis morcegos e um gato positivos para raiva. Em 2024, foram dez morcegos confirmados.