Governo de SP vai ampliar o Ensino Técnico em Marília

Número de alunos matriculados na modalidade crescerá 111,1%

Por Da Redação

Outro destaque para o município Marília é o programa BEEM

A região de Marília terá um dos maiores crescimentos do Ensino Médio Técnico com a expansão anunciada pelo Governo de São Paulo no último mês de novembro.

Números

De acordo com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP), o número de estudantes matriculados nessa modalidade na região saltará 111,1%, passando de 2.507 neste ano para 5.294 em 2026. Também haverá ampliação da oferta nas escolas estaduais, que passarão de 55 para 64 unidades com ensino técnico.

Na rede estadual paulista, o total de alunos nessa modalidade quase dobrará, passando de 124 mil para 231 mil no próximo ano. Somando os estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), o estado alcançará 321 mil jovens na educação profissional, o equivalente a 40% dos alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

Evento

O anúncio da expansão foi feito em evento realizado no Palácio dos Bandeirantes, em que o Governo de SP apresentou a ampliação do Ensino Médio Técnico na rede da Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP), medida que praticamente dobra o total de estudantes no ensino profissional em comparação com este ano. Para o governador Tarcísio de Freitas, o avanço representa um salto na qualificação dos jovens. Ele destacou que os estudantes sairão da escola com dupla formação - ensino médio e profissionalizante - e que o modelo aproxima São Paulo dos padrões da OCDE.

Segundo o governador, os cursos oferecidos dialogam com as vocações do estado, ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

BEEM

Outro destaque para Marília é o impacto do programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM). Na região, 637 estudantes já foram beneficiados com vagas de estágio em empresas parceiras. Em todo o estado, mais de 9 mil alunos já iniciaram atividades profissionais, com a meta de chegar a 10 mil até o fim de dezembro e a 30 mil em 2026.

Na rede estadual, a formação técnica ocorre de diferentes formas: com professores da Seduc-SP nas próprias escolas, com docentes das Etecs, ou em parceria com unidades do Senai e do Senac. Ao todo, são 60 cursos disponíveis, incluindo áreas como administração, agronegócio, ciência de dados, enfermagem, logística e desenvolvimento de sistemas.

Durante o evento, também foram reconhecidas as empresas e escolas parceiras do BEEM.