USP ganha complexos em Ribeirão Preto
Foram inaugurados na última segunda-feira (15) dois novos complexos de inovação e pesquisa no campus da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto. Juntos, os novos equipamentos receberam investimento de R$ 180,7 milhões e reforçam a estrutura científica da instituição, com foco no desenvolvimento tecnológico, na pesquisa aplicada e na integração com o setor produtivo.
Inovação
Os complexos inaugurados são o InovaUSP - Complexo Ribeirão Preto e o Centro de Pesquisa em Ciências Biomédicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Segundo o reitor, a proposta é criar um ambiente que estimule a presença de empresas dentro da universidade, acelerando e qualificando a produção científica.
De acordo com a divulgação, o prédio do InovaUSP possui três pavimentos, com mais de 4,1 mil metros quadrados de área construída, além de espaços urbanizados. O local contará com ambientes compartilhados e altamente qualificados, voltados ao desenvolvimento tecnológico, à pesquisa aplicada e à formação em inovação.
Já o Centro de Pesquisa em Ciências Biomédicas foi projetado para impulsionar pesquisas de ponta e ampliar a infraestrutura dedicada ao ensino, à pesquisa e à extensão.
De acordo com o diretor da unidade, professor Jorge Elias Junior, o novo prédio permitirá reorganizar atividades administrativas e ampliar áreas acadêmicas, com salas de aula modernas, espaços culturais e ambientes de convivência.
