Câmara de Sorocaba aprova política protetiva a educadores

Por

Medida prevê licença temporária para docentes ameaçados

A 76ª Sessão Ordinária da Câmara de Sorocaba, realizada nesta terça-feira (2), aprovou projetos sobre segurança, saúde, esporte e reconhecimento público. Em destaque, foi instituída a Política de Prevenção à Violência Contra Educadores, que prevê campanhas, medidas protetivas, licença temporária para docentes ameaçados e um disque-denúncia via 156 ou 153. O texto recebeu emenda garantindo suporte pedagógico e psicológico a professores e alunos envolvidos.

Também foram aprovados o Dia Municipal do Homem, em 19 de novembro, com ações de saúde e debates sobre masculinidade, e o "Botão do Pânico do Idoso", aplicativo para acionamento imediato da GCM por pessoas com 60 anos ou mais em situações de risco. No esporte, entram para o calendário oficial os torneios Cruzeirão e Cruzeirinho, e a acrobacia com bike foi reconhecida como prática esportiva e cultural.

Em primeira discussão, avançou o Cartão de Identificação para Pessoas com Diabetes, destinado a facilitar o atendimento em emergências. A sessão ainda aprovou declarações de utilidade pública, homenagens diversas e uma moção de repúdio pelo assassinato do optometrista Marcelo de Souza Nogueira. O projeto que cria o Festival da Cultura Italiana foi retirado de pauta.