Da Unicamp para o picadeiro argentino
A artista circense, atriz e mestranda em Educação Física pela Unicamp, Mônica Moretti, inicia este mês um intercâmbio artístico e acadêmico de cinco meses na Universidad Nacional de San Martín (UNSAM), em Buenos Aires, Argentina.
A campineira vai acompanhar as turmas da graduação em Artes Cênicas com habilitação em Circo, um modelo de formação em nível superior que ainda não existe no Brasil.
A iniciativa integra uma pesquisa inédita que busca analisar e aproximar os diferentes modelos de formação circense na América Latina.
De acordo com a pesquisadora, a experiência na instituição argentina permitirá coletar dados e vivenciar uma estrutura pedagógica diferenciada, ampliando as perspectivas sobre o ensino da arte circense no continente.
O circo no Brasil conta com forte tradição, sendo declarado Patrimônio Cultural do país.