Cultura Fotográfica, luz e percepção

A recém-inaugurada Galeria Foto recebe o fotógrafo e educador Miguel Chikaoka para uma roda de conversa sobre processos educativos, fotografia e percepção.

Por Huguette Gallo

Em Paris, Miguel Chikaoka orienta o uso de câmera obscura artesanal

A recém inaugurada Galeria Foto- resultado de uma parceria do NUFCA (Núcleo de Fotografia de Campinas) com o Festival Hercule Florence, recebe hoje à noite o fotógrafo e educador Miguel Chikaoka para uma roda de conversa sobre processos educativos, fotografia e percepção.

Paulista do Vale do Ribeira, radicado em Belém do Pará desde 1980, Chikaoka é idealizador da Associação Fotoativa, referência nacional na formação e difusão da cultura fotográfica. Sua pesquisa é dedicada à experimentação de práticas educativas inspiradas na gênese das imagens, no brincar com a luz e na leitura sensível dos fluxos que constituem territórios e contextos.

A pegada pedagógica do Chikaoka foge totalmente do padrão. Em vez de focar na técnica logo de cara, ele te convida a voltar à raiz da imagem, explorando como a luz, a sombra, o corpo e o espaço se conectam. Aqui, o 'brincar com a luz' não é só estética: é pura investigação sensorial pra expandir o olhar e a conexão com o mundo.

Reconhecido por sua contribuição à cultura brasileira, recebeu o Prêmio Brasil de Fotografia e a Comenda da Ordem do Mérito Cultural (2012), além do Prêmio Marcantonio Vilaça / Funarte (2015).Formado em engenharia pela UNICAMP Chikaoka foi convidado a continuar um doutorado em Nancy, no nordeste da França, na década de 1970.

O encontro acontece na Rua General Osório, 1631-em frente ao Centro de Convivência, às 19h30. Entrada free.