Registros raros no Museu FAMA em Itu

O restauro dos telhados da antiga Fábrica São Pedro, hoje sede do Museu FAMA, trouxe à tona achados que ajudam a contar a história industrial da cidade de Itu e São Paulo.

Por Huguette Gallo

Durante restauro, Museu FAMA encontra registros raros da memória industrial paulista

O restauro dos telhados da antiga Fábrica São Pedro, hoje sede do Museu FAMA, trouxe à tona achados que ajudam a contar a história industrial da cidade de Itu e São Paulo.

O prédio é um dos mais importantes conjuntos da arquitetura industrial paulista do início do século 20 e marco patrimonial da cidade de Itu.

Entre as descobertas estão dois cofres contendo documentos das décadas de 1950 e 1960, registros preciosos do cotidiano de trabalho e do processo de industrialização paulista no século 20. Somam-se a eles revistas, ferramentas, pregos, tecidos, papéis diversos e um delicado lenço de linho dos anos 1950, objetos que atravessaram o tempo e agora revelam novas camadas de memória do espaço.

Todo o material está sendo cuidadosamente analisado e catalogado por historiadores e restauradores e dará origem a uma futura exposição, ampliando o diálogo entre patrimônio, educação e cultura. Será uma oportunidade única de aproximar estudantes das redes pública e privada da história e da memória industrial do Estado de São Paulo.

Paralelamente, avança o trabalho técnico de restauração dos oito galpões distribuídos em uma área total de 4.526 m². O trabalho, conduzido por uma equipe multidisciplinar, envolve inspeções, registros e análise estrutural.

A fase de recuperação das coberturas e a substituição de elementos comprometidos já começou.

O restauro é uma ação da Associação Museu São Pedro - Museu FAMA, instituição responsável pela gestão e preservação do espaço.