Exposição sobre os "Amados"

A Caixa Cultural São Paulo recebe a exposição "Amados - Zélia & Jorge", uma homenagem sensorial e afetiva a Zélia Gattai e Jorge Amado

Por Huguette Gallo

Uma homenagem sensorial e afetiva

A Caixa Cultural São Paulo recebe a exposição "Amados - Zélia & Jorge", uma homenagem sensorial e afetiva a Zélia Gattai e Jorge Amado, casal que marcou profundamente a literatura e a cultura brasileira.

Com curadoria de Paloma Jorge Amado, direção geral de Elaine Hazin, projeto expográfico de Rose Lima e cenografia de Renata Mota, a exposição convida o público a percorrer os 56 anos de vida e amor compartilhados entre o casal, em uma jornada que mistura literatura, memória e emoção. Um rico acervo de fotografias, cartas, vídeos, ilustrações e depoimentos, revelam desde o primeiro encontro do casal, em 1945, até os últimos anos na Bahia, com amigos ilustres como Dorival Caymmi, Mãe Menininha, Glauber Rocha, Vinicius de Moraes, Carybé, entre outros. A programação inclui uma série de atividades gratuitas: em janeiro e fevereiro acontece o AMADO Clube, clube de leitura on-line que propõe uma imersão afetiva e literária nas obras do casal. Os encontros serão mediados por Maria João Amado, neta dos escritores, e vão contemplar os livros Toda Saudade do Mundo e Navegação de Cabotagem.