Projeto Moda Inclusiva Campinas

O Projeto Moda Inclusiva - 2ª Edição chegou em Campinas para uma turma voltada exclusivamente ao atendimento de pessoas com deficiência visual. As atividades aconteceram de 1º a 12 de dezembro, no Centro Cultural Louis Braille.

Por Huguette Gallo

Ed Oliveira o influenciador PCD de Campinas

O Projeto Moda Inclusiva - 2ª Edição chegou em Campinas para uma turma voltada exclusivamente ao atendimento de pessoas com deficiência visual. As atividades aconteceram de 1º a 12 de dezembro, no Centro Cultural Louis Braille, com 20 alunos participantes do próprio Centro e da instituição Pró Visão. A iniciativa ofereceu oficinas gratuitas, teóricas e práticas, que abordaram noções de criação, modelagem, design inclusivo e desenvolvimento de peças adaptadas, promovendo autonomia criativa, capacitação técnica e inclusão produtiva.

A responsável pela condução pedagógica do projeto é Rosangela Rubbo Rodrigues, designer e especialista em didática do ensino superior: a edição anterior do Projeto, realizada em Campinas, um dos participantes, que perdeu a visão aos 40 anos, Ed Oliveira, encontrou na costura adaptada uma nova chance de expressão e recomeço. A oficina devolveu a ele a possibilidade de transformar agulha e linha em profissão e autoestima, um exemplo poderoso do impacto real que o projeto pode gerar.


Edu Schenferd - Ed Oliveira o influenciador PCD de Campinas