Butantan recruta idosos de Campinas e Valinhos para testes de nova vacina contra gripe
O Instituto Butantan está recrutando idosos de Campinas e Valinhos para participar da fase final dos testes clínicos de uma nova vacina contra a gripe desenvolvida especialmente para ampliar a proteção da população com 60 anos ou mais. Ao todo, 990 voluntários serão selecionados nesta etapa da pesquisa, que integra um estudo com mais de 7,2 mil participantes em todo o país.
A nova vacina utiliza um adjuvante, substância que potencializa a resposta do sistema imunológico ao imunizante. A expectativa do Butantan é que, caso os resultados confirmem a segurança e a eficácia da dose, ela possa futuramente ser incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a proteção do grupo mais vulnerável às formas graves da doença.
A pesquisa está na terceira e última fase dos ensaios clínicos. A primeira etapa teve início em janeiro deste ano com 300 voluntários e, segundo o instituto, apresentou resultados preliminares que indicaram um perfil de segurança satisfatório. Agora, o estudo avança com o recrutamento de novos participantes em 14 municípios distribuídos por oito estados das regiões Sudeste, Sul e Nordeste.
Podem participar homens e mulheres com 60 anos ou mais que estejam saudáveis ou possuam doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, desde que estejam controladas e clinicamente estáveis. Não serão aceitos candidatos com imunodeficiência, doenças descompensadas ou que tenham recebido qualquer vacina contra a gripe nos últimos seis meses.
Os voluntários serão acompanhados por uma equipe médica durante seis meses após a vacinação. Nesta etapa, metade dos participantes receberá a nova vacina do Butantan, enquanto a outra metade será imunizada com uma vacina de alta dose, já disponível na rede privada para idosos. O objetivo é comparar a segurança e a capacidade de proteção dos dois imunizantes.
Além de Campinas e Valinhos, o estudo também será realizado em Ribeirão Preto, Serrana, São José do Rio Preto, São Caetano do Sul e São Paulo, entre outros municípios participantes.
Por que desenvolver uma nova vacina?
Segundo o Butantan, o desenvolvimento da nova formulação leva em consideração a imunossenescência, processo natural de envelhecimento do sistema imunológico que reduz a capacidade de defesa do organismo e também a resposta às vacinas. Por isso, idosos apresentam maior risco de desenvolver complicações decorrentes da gripe e são orientados a manter a vacinação em dia.
Para aumentar a resposta imunológica, o instituto desenvolveu o adjuvante IB160, produzido à base de esqualeno, um lipídio de origem natural. A substância é adicionada à vacina já produzida pelo Butantan para potencializar a produção de anticorpos e ampliar a proteção dos idosos contra o vírus Influenza.
Onde participar
Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Rua Professor Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Parque das Universidades.
Valinhos
A2Z Clinical – Centro Avançado de Pesquisa Clínica
Rua General Osório, 507, Vila Martina.