Guardas de Campinas fazem novo protesto nesta sexta

Por Raquel Valli

GMs e PMs durante operação no Centro de Campinas

A comissão independente de guardas municipais de Campinas informou que irá fazer uma nova manifestação pacífica. O protesto está marcado às 9h desta sexta-feira (26) em frente à prefeitura com o objetivo de “mobilizar a categoria e a sociedade para pleitear o respeito, o reconhecimento e a valorização da instituição perante o poder público”.

A tropa reivindica cinco aspectos: aumento salarial de 20%, referente à proporção de desvalorização do solto; a incorporação do Adicional de Risco de Vida (ARV) aos salários fixos; a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, com a retirada de travas burocráticas ou legais para as progressões de carreira; e porte de arma de fogo aos guardas civis da reserva.

O cartaz de convocação traz os seguintes slogans: "Chega de enrolação!", "Chegou a hora de ser ouvido!", "Nossa valorização não pode mais esperar!", "Nossa voz, nossa força, nossa valorização!", "Quanto mais apanhamos, mais estamos crescendo! É na pressão que nos tornamos forte.", "Respeito hoje, reconhecimento sempre, valorização já!" e "Juntos somos mais fortes!".

Já o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) informa que em reunião realizada no último dia 16, na sede da entidade, as reivindicações foram encaminhadas para discussão com a Prefeitura, ocasião em que parte das demandas avançou, dependendo de ajustes finais com o prefeito Dário Saad (Republicanos-SP).

Já na terça (24), o sindicato se reuniu com o secretário municipal de Segurança Christiano Biggi, para retomar as negociações, mas as tratativas foram interrompidas pela Administração municipal, rechaçando as manifestações pacíficas, promovidas pelos guardas, de forma independente.

O Correio da Manhã entrou em contato também com a prefeitura e aguarda o posicionamento do Executivo a respeito.