Queda de temperatura e tempo estável até quinta

Por

O cenário meteorológico no interior paulista, incluindo Campinas, apresenta uma modificação brusca com a chegada de uma frente fria de forte intensidade.

O fenômeno atinge o Estado de São Paulo nesta semana e interrompe o ciclo de calor extremo registrado na primeira quinzena de janeiro deste ano.

A massa de ar de origem polar apresenta características de rigor incomuns para o período de verão e desloca o centro das atenções climáticas para a região de Campinas e cidades vizinhas.

Dinâmica atmosférica

O resfriamento do ar teve início na segunda-feira (19) devido à progressão de sistemas frios pelas regiões Sul e Sudeste do território brasileiro. A formação de uma zona de baixa pressão atmosférica entre as costas de São Paulo (SP) e do Rio de Janeiro (RJ) impulsiona ventos marítimos que transportam a umidade e o frio para o continente.

O processo resulta em marcas térmicas situadas abaixo das médias históricas para o mês de janeiro.

Ainda de acordo com a previsão do tempo, o céu encoberto e a umidade elevada permanecem até quinta-feira (22). Já as sensação térmica segue similar a de outono, em pleno mês de janeiro, com temperaturas estimadas entre 15ºC e 25ºC.

O sistema exerce influência sobre o Vale do Ribeira, Sorocaba, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira.

Mudança

O afastamento da frente fria está previsto para o encerramento da semana quando o calor deve retomar aos índices habituais de forma paulatina.
Para esta quarta-feira (21), a previsão é de tempo estável, sem chuvas. O quadro apresenta alterações na quinta (22) em decorrência do aumento da instabilidade atmosférica ao longo do dia, com possibilidade de tempestades isoladas.

Temperaturas

De acordo com o Climatempo, na quarta-feira (21), a mínima prevista é de 16°C e a máxima, de 24°C; na quinta (22), de 16°C e 27°C; na sexta (23), de 16°C e 28°C; no sábado (24), 15°C e 29°C; e no domingo (25), 18°C e 29°C.