Campinas é a cidade do interior do Brasil que mais realiza provas de corrida de rua
Em 2026 o calendário tem programadas 53 provas, um novo recorde proporcionado por atletas e caminhantes que aderem a essa prática em busca de qualidade de vida e saúde
Números da Federação Paulista de Atletismo apontam Campinas como a cidade que mais promove corridas de rua no interior do país. Em 2026, um novo recorde será alcançado com a realização de 53 provas oficiais, superando as 48 disputadas no ano passado, um crescimento de 11%.
A programação do ano será aberta no dia 24 de janeiro, com a Etapa Centro do 10º Circuito de Corridas dos Distritos. A prova será realizada em formato noturno, com largada às 19h, no Largo da Catedral, na Praça José Bonifácio. O percurso de 6 km passa por espaços históricos da cidade.
Segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, o crescimento do calendário reflete o aumento do interesse tanto de atletas amadores quanto de alto rendimento. "O poder público investe nessa prática e enxerga a corrida de rua não apenas como competição, mas como ocupação do espaço público e promoção da saúde. Somos referência desse movimento no interior brasileiro", afirmou.
O Circuito de Corridas dos Distritos de Campinas chega à sua 10ª edição em 2026, consolidado no calendário esportivo da cidade. Ao longo do ano, o circuito vai percorrer seis regiões do município, promovendo esporte, lazer e a ocupação saudável dos espaços públicos. A iniciativa é da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a empresa Proworld Promoções.
Vanin destaca ainda a importância do projeto como política pública de inclusão e qualidade de vida. "O circuito é um exemplo de projeto que aproxima o esporte das pessoas e valoriza todas as regiões da cidade. É um evento que promove saúde, convivência e ocupação positiva dos espaços urbanos", completou.
Em 2026, os atletas que completarem todas as seis etapas do circuito receberão, na última prova do ano, um suporte acrílico (mandala) para exposição das medalhas, valorizando a trajetória completa no circuito. A novidade substitui o antigo sorteio em dinheiro e torna a premiação mais simbólica e justa.
Inscrições
As inscrições para a Etapa Centro seguem abertas até 17 de janeiro, com valores a partir de R$ 69,90, pelos sites Inscreva Fácil ou Minhas Inscrições.
Como novidade desta edição, a organização lança uma campanha promocional em comemoração aos seus 30 anos de atuação. Entre 20 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026, os atletas puderam garantir vagas com valores praticados em 2025 e 30% de desconto na taxa de inscrição.