Bibliotecas públicas dispõem de livros exigidos pela Unicamp
Iniciativa da Secretaria de Cultura visa apoiar alunos que vão prestar vestibular
Da Redação
Para apoiar os vestibulandos que buscam uma vaga na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura reforçou a disponibilidade das obras literárias exigidas pelo exame na rede de bibliotecas públicas. A ação visa democratizar o acesso à cultura e fornecer ferramentas para que todos os candidatos tenham condições de preparação.
Segundo a coordenação da rede, a iniciativa é vital para quem não tem recursos para adquirir todos os títulos da lista oficial, permitindo que o foco do estudante esteja apenas no aprendizado.
"Nem sempre o estudante consegue comprar todos os livros do vestibular. Com o acervo disponível nas bibliotecas públicas, ele tem as mesmas condições de se preparar e começar o ano com foco total nos estudos", afirma a coordenadora das Bibliotecas Públicas de Campinas, Dandewara Pereira.
Lista e onde encontrar
A seleção de livros de 2026 é diversa, unindo clássicos da literatura em língua portuguesa a vozes contemporâneas e internacionais.
O clássico "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, é o livro com maior disponibilidade, podendo ser retirado na Sala de Leitura, na Vila Esperança e nas bibliotecas Zink, Bonfim, Sousas e Cora Coralina.
Já "Morangos Mofados", de Caio Fernando Abreu, está presente na Sala de Leitura e nas unidades Zink, Bonfim e Sousas.
Para quem busca "Olhos D'água", de Conceição Evaristo, as opções são as bibliotecas da Vila Esperança, Zink, Bonfim e Sousas.
Os títulos "A Vida Não é Útil", de Ailton Krenak, e "Prosas Seguidas de Odes Mínimas", de José Paulo Paes, compartilham os mesmos locais de retirada: unidades Zink, Bonfim e Sousas.
O livro de Gabriel García Márquez, "Os Funerais da Mamãe Grande", pode ser encontrado especificamente na Zink e em Sousas. Por fim, as obras "No Seu Pescoço", de Chimamanda Ngozi Adichie, e "Vida e Morte de M.J. Gonzaga de Sá", de Lima Barreto, estão disponíveis na unidade Zink e no Bonfim, sendo que o título de Lima Barreto também conta com exemplares na Sala de Leitura.
Endereços
A Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink fica na Avenida Benjamin Constant, 1633, no Centro, próximo ao Palácio dos Jequitibás; e a Biblioteca Pública Municipal Joaquim de Castro Tibiriçá (Bonfim), fica na Praça Ópera Salvador Rosa, no Bonfim.
Já a Biblioteca Distrital de Sousas Guilherme de Almeida fica na Rua Sete de Setembro, 41, na Vila José Iório, no Distrito de Sousas; a Biblioteca Vila Esperança, por sua vez, está localizada na Rua Demerval da Silva Pereira, s/n, no Loteamento Vila Esperança.
A Biblioteca Cora Coralina (Espaço Cultural Maria Monteiro) fica na Rua Dom Gilberto Pereira Lopes, 412, no Conjunto Habitacional Padre Anchieta; e, por fim, a Sala de Leitura Clélia Santana (Estação Cultura), fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Sala 7, no Centro.
As bibliotecas funcionam geralmente de segunda a sexta-feira. Por isso, recomenda-se confirmar o horário de funcionamento específico de cada unidade no site oficial da prefeitura antes de se deslocar: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/cultura-e-turismo/pagina/bibliotecas
Como emprestar
O processo é simples e gratuito. Os interessados devem comparecer a uma das unidades levando um documento original com foto (RG, CNH ou equivalente) e um comprovante de residência atualizado.
