12º mutirão de combate à dengue visita 7.531 imóveis e retira 197 toneladas de resíduos em Campinas

Força-tarefa percorreu 16 bairros da região Sul da cidade, mobilizou trabalhadores e reforçou ações de prevenção às arboviroses

Por Redação

Durante o mutirão, foi realizada orientação aos moradores

A Prefeitura de Campinas realizou na última sexta-feira (19) o 12º mutirão de combate à dengue e outras arboviroses de 2025. A ação teve início às 8h, com ponto de encontro no Centro Esportivo Educacional do Jardim São José, e seguiu até as 17h. Ao longo do dia, as equipes percorreram 16 bairros do município, visitaram 7.531 imóveis e retiraram 197 toneladas de resíduos.

Durante o mutirão, também foram realizadas orientações aos moradores, eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, coleta de resíduos, operação do caminhão cata-treco e limpeza de bueiros. As atividades ocorreram nos bairros Jardim São José, Jardim das Bandeiras, Jardim Santa Rita de Cássia, Jardim Santa Cruz, Parque Camboriú, Vila Lourdes, Jardim do Lago Continuação, Jardim do Lago 2, Residencial Carvalho de Moura, Jardim Stela, Jardim Icaraí, Jardim Noemia, Jardim Iraci, Jardim Nossa Senhora de Lourdes, Parque Centenário e Gleba B.

Presente na ação, a assessora técnica do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Priscilla Pegoraro, destacou a importância do trabalho integrado e reforçou que o enfrentamento às arboviroses é contínuo. “O mutirão é uma ação fundamental porque une diferentes frentes de trabalho em um mesmo território, permitindo eliminar criadouros, orientar a população e reduzir riscos à saúde. Mas esse cuidado precisa ser diário. O trabalho continua ao longo do ano, e a participação da população é decisiva para manter os imóveis livres do mosquito”, afirmou Priscilla.

Quem participou

Participaram da ação a Secretaria Municipal de Saúde e órgãos que integram o Comitê de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonose: as Secretarias de Comunicação; Cultura e Turismo; Educação; Esporte e Lazer; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Habitação; Relações Institucionais; Serviços Públicos; Trabalho e Renda; Desenvolvimento e Assistência Social; Administração; Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade; além da Secretaria de Governo, com a participação da Defesa Civil e do Serviço 156. Também estiveram envolvidos a Rede Municipal Dr. Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, a Setec e a Sanasa.

Orientações

A Saúde reforça o alerta com objetivo de tentar reduzir casos e mortes por arboviroses: a melhor forma de prevenção é eliminar acúmulo de água que possa servir de criadouro para o mosquito, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d'água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.

Todas as ações de controle da dengue são as mesmas para controlar as demais arboviroses. O combate à dengue é contínuo e acontece durante o ano todo. No entanto, nesta época, o trabalho se intensifica. A colaboração da população é fundamental. Por isso, é importante que as pessoas recebam o agente e colaborem, verificando sua casa uma vez por semana, mantenha sua casa livre do mosquito e proteja sua família.

O que foi feito em 2025

- Controle de criadouros: 1.338.733 visitas a imóveis (até 3/12);

- Nebulização costal: visitas a 231.851 imóveis (até 3/12);

- Nebulização veicular: 9,5 mil imóveis contemplados (até 3/12);

- 11 mutirões (até 28/6);

- 52.805 toneladas de resíduos retirados em ações (até 3/12);

- 137 lideranças de bairros capacitadas (de dezembro de 2024 a 7/6);

- 250 servidores brigadistas;

- 300 servidores capacitados;

- Monitoramento de pacientes com suspeita de dengue: 77.347, sendo 23.123 reencaminhados aos serviços de saúde (desde fevereiro de 2024 até 3 de novembro de 2025);

- 53 capacitações para profissionais de saúde;

- Instalação de armadilhas contra o Aedes aegypti em pontos estratégicos. 

Mais informações no https://dengue.campinas.sp.gov.br.