Prefeitura remaneja cinco radares para evitar sinistros
Foram retirados de locais onde o papel fiscalizatório já foi cumprido, informa Emdec
A Emdec (empresa da Prefeitura responsável pelo trânsito de Campinas) remanejou cinco pontos de fiscalização eletrônica (radares) este ano. De acordo com a autarquia, o objetivo é prevenir sinistros sem ter que instalar ainda mais instrumentos. O município conta com 144.
Confira os locais:
Em setembro, foi remanejado o da Rua Nabiha Waquim Abrahão, no sentido bairro - Centro, próximo à avenida Papa João Paulo I (Gramado); em junho, na Av. Marechal Rondon x r. Jacob Bereck Steinberg; em junho, na John Boyd Dunlop (ambos os sentidos)/ Nadir Dias Oliveira x Estação BRT Bandeirantes; e, em fevereiro, na John Boyd (ambos os sentidos) x Estação BRT Parque das Bandeiras/ Ipaussurama e também no acesso ao Terminal BRT Campo Grande.
"A fiscalização ainda é o instrumento mais poderoso para que o Poder Público coíba os comportamentos de risco. Quem respeita as Leis de Trânsito não teme os radares. Menos de 1% dos motoristas que passam pelos pontos com radares são autuados", declara o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Os radares foram retirados de locais onde o papel fiscalizatório já foi cumprido, ou seja, onde os equipamentos exerceram a função preventiva. "Isso demonstra que a preocupação é, de fato, inibir o comportamento de risco e não apenas aplicar a multa", completa.
John Boyd
A via é a mais perigosa de Campinas e concentrou, nos últimos três anos, 9,3% (21) do total de óbitos ocorridos em vias urbanas. Por isso, entre os dez pontos contemplados com os equipamentos entre 2024 e 2025, quatro estão localizados na avenida e próximos de estações ou terminais do BRT Campo Grande.
Apesar da periculosidade, depois da instalação dos radares, a via apresentou queda gradativa de 46% nas mortes, passando de 13 em 2021 para sete em 2024.
Dados preliminares de 2025 indicam que, até outubro, foram três sinistros fatais na via.
Fiscalização remota
Ainda no eixo fiscalização, novos pontos de videomonitoramento (fiscalização remota) foram ativados neste ano, nas avenidas das Amoreiras (altura da Prefeito Faria Lima, Alves do Banho e Senador Lacerda Franco); Francisco Glicério x Aquidabã; e Senador Saraiva x Benjamin Constant.
Ações conjuntas
As operações de fiscalização conjuntas com as forças policiais também miram nos comportamentos de risco e foram intensificadas.
Até novembro de 2025, 263 operações integradas de fiscalização identificaram 9,8 mil condutas de risco, informa a Emdec.
Obras de geometria e o reforço da sinalização viária também contribuem para promover um trânsito mais seguro: foram 156,1 mil metros quadrados de sinalização horizontal (solo) executados, 5,4 mil novas placas e 250 novas rampas de acessibilidade. E 353 ações educativas promoveram uma mobilidade urbana mais segura para todos, com foco principal nos motociclistas e pedestres, impactando mais de 42,6 mil pessoas.
2024
A Emdec também remanejou radares no ano passado. Em dezembro, na Av. Ruy Rodriguez x r. Alberto Melo da Costa (bairro - Centro) e anterior à rua Armando Rocha Brito Junior (Centro - bairro), próximo ao Terminal BRT Santa Lúcia; em outubro, na Av. Ruy Rodriguez x r. Antônio Menas Filho (Centro - bairro), junto à Estação BRS Arymana; em agosto, na Rodovia Dr. Heitor Penteado (SP-081 - bairro - Centro) x posterior ao Clube Cultura (Sousas), e na Av. John Boyd Dunlop x Praça Santa Catarina (sentido bairro - Centro) na Vila Teixeira; em março, na Av. Ruy Rodriguez (bairro - Centro) x av. Maria Julieta Godoi Cartezani.
Mortes
Cinquenta e cinco vidas de pedestres e motociclistas foram perdidas nas vias urbanas de Campinas até outubro deste ano. Usuários mais frágeis no trânsito, eles representaram, respectivamente, 35% e 52% das 63 mortes registradas no período. Foram 33 motociclistas ou garupas e 22 pedestres mortos no trânsito no período. Os dados compõem o Boletim Mensal de Óbitos no Trânsito da Emdec.
