Ciclone formado no Sul pode causar tempestades em Campinas esta semana

Por

Campinas (SP) está entre as cidades em que há previsão da tempestades devido a um ciclone, que se forma no Sul. Na terça-feira (9) há previsão de chuva para todo o dia, que pode ser acompanhada de tempestade, rajadas de vento e descargas elétricas. As temperaturas não devem ultrapassar os 22Cº, informa o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.

Na quarta-feira (10) o tempo deve permanecer instável, porém a chuva deve concentrar-se nas primeiras horas do dia e pela manhã, ainda com possibilidade de tempestade. A previsão é de temperaturas máximas próximas a 25Cº. Durante este período, os ventos se intensificam e podem ser registrados próximos a 40km/h, completa o Centro.

Ciclone

As instabilidades previstas para terça e quarta-feiras são devido a um ciclone extratropical, que deve se formar entre segunda (8) e terça-feiras (9) e que deve provocar alagamentos, granizo e ventania nas regiões Sul, Sudeste e parte da Centro-Oeste.

O sistema foi caracterizado pelo Climatempo como sendo de forte intensidade, com pressão atmosférica abaixo de 1.000 hPa, que costuma resultar em tempestades e ventos acima dos 100 km/h. O sistema se formará no Sul e se deslocará para o oceano pela costa gaúcha. Mas, mesmo assim, está previsto para impactar o Sudeste, além do Mato Grosso do Sul (MS). No Sudeste, o risco previsto é menor do que no Sul, mas a combinação de ventos fortes e umidade pode gerar temporais. O ciclone é formado a partir da intensificação de uma área de baixa pressão entre o estado do Rio Grande do Sul, o nordeste da Argentina e o sul do Paraguai.

Deve chegar ao mar, no litoral do Rio Grande do Sul, na quarta-feira (10). Mas, mesmo tendo se afastado, a expectativa é de que continue alimentando ventania no Sul. A partir de quinta (11), o tempo deve estabilizar gradualmente no Sul. Mas, a previsão é de que o Sudeste siga com instabilidades e temperaturas amenas.

A Defesa Civil orienta: não se abrigue sob árvores e nem fique perto de redes elétricas durante as tempestades; recolha objetos soltos que possam ser levados pelo vento; e acompanhe alertas locais, que podem indicar evacuação preventiva em áreas de risco.

Temperatura

Para esta terça (9), a previsão é de máxima de 22º e mínima de 20º; na quarta (10), de 28º e de 20º; na quinta (11), de 29º e de 20º; e na sexta (12), de 27º e 17º, segundo o Climatempo.