Novas câmaras na avenida de Viracopos

Por

Duas novas câmaras passarão a operar na avenida José Amgarten, principal acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), a partir do dia 15 de dezembro.

Os instrumentos de segurança foram instalados pela Prefeitura nos dois sentidos da via — tanto na saída do terminal, como na entrada.

O objetivo é registrar estacionamento irregular de veículos, prática recorrente no local, que preocupa os órgãos de trânsito. A via possui regulamentação de "Estacionamento Proibido" (R6-A). Por isso, os estacionados irregularmente são multados com base nas imagens captadas. Placas de sinalização já foram instaladas para informar aos motoristas sobre as novas câmeras, para não os pegar desprevenidos.

"A ideia é coibir comportamentos que geram risco de sinistro e reforçar a fiscalização já realizada pelos agentes", declara o presidente Vinicius Riverete, da Emdec (empresa municipal responsável pelo tráfego na cidade).

As câmaras têm visão panorâmica de 360º e são monitoradas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Emdec em tempo real.

O sistema não apenas registra infrações de estacionamento, mas também acompanha emergências, como acidentes, veículos quebrados na pista e manifestações populares. De acordo com o CCO, a José Amgarten registrou quatro sinistros entre 2024 e 2025, sendo dois com feridos e outros dois sem vítimas. A avenida também conta com radares. A velocidade máxima na via é de 70 km/h em ambos os sentidos.

Videomonitoramento

Atualmente, estão ativos em Campinas outros 13 pontos de fiscalização por videomonitoramento.

Juntos, registraram, entre janeiro e novembro de 2025, 17,9 mil infrações de trânsito. Entre as ocorrências comumente registradas pelo sistema, encontram-se: uso indevido de faixas exclusivas; parada sobre a faixa de pedestres e de retenção; estacionamento irregular; conversão proibida; e transposição indevida de faixa. A fiscalização de trânsito com o auxílio de câmeras teve início em Campinas, em meados de 2017.