Bispo anuncia novo reitor da PUC para gestão 2026-2029
O novo reitor da PUC-Campinas foi anunciado. Trata-se do professor doutor Victor de Barros Deantoni, que assume a gestão em fevereiro de 2026. A substituição é feita a cada quatro anos e conduzida pelo grão-chanceler da instituição, que é o arcebispo metropolitano de Campinas, cadeira atualmente ocupada por Dom João Inácio Müller. Os indicados pelo bispo são avaliados pelo Vaticano, que é quem decide quem será o novo reitor.
O anúncio da nova escolha foi feito pelo bispo em reunião extraordinária.
Deantoni substituirá o professor doutor Germano Rigacci Júnior, que está à frente da administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas desde 2018, por dois mandatos consecutivos.
O cargo exige que o candidato possua o grau de professor doutor e seja integrante do corpo docente da universidade há, no mínimo, três anos. É permitida uma única recondução sucessória para uma nova gestão. Deantoni é pró-reitor de gestão de pessoas e serviços compartilhados desde 2022. Foi diretor da faculdade de engenharia civil de 2018 a 2021 e é docente do curso desde 2014. Tornou-se mestre em engenharia civil pela Unicamp em 2013 e, doutor, pela mesma instituição, em 2018. É conselheiro do CREA-SP desde 2020.
