Hemocentro da Unicamp receberá R$ 3,5 milhões em novos equipamentos pelo Novo PAC do Governo Federal
Investimento é destinado à aquisição de 5 novos freezers de alta performance, que irão ampliar a capacidade de armazenamento de hemocomponentes e plasma fresco congelado
O Hemocentro da Unicamp recebeu, nesta sexta 28, a visita do diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET) do Ministério da Saúde, Arthur Melo, em uma agenda dedicada ao fortalecimento da infraestrutura e da capacidade operacional dos serviços de hemoterapia.
Durante a visita, Melo anunciou um investimento de R$ 3,5 milhões destinado à aquisição de 5 novos freezers de alta performance, que irão ampliar de forma significativa a capacidade de armazenamento de hemocomponentes, especialmente plasma fresco congelado. A previsão é de entrega dos equipamentos até o fim do primeiro trimestre de 2026.
O plasma é um componente essencial do sangue e desempenha papel estratégico na produção de medicamentos hemoderivados, como fatores de coagulação, albumina, imunoglobulina, utilizados no tratamento de pessoas com hemofilia, imunodeficiências, cirrose hepática entre outros.
A ampliação da estrutura de armazenamento permitirá ao Hemocentro aumentar sua eficiência na disponibilização de hemocomponentes para a Hemobrás, empresa pública estratégica para autossuficiência brasileira na produção de medicamentos derivados do plasma.
A direção do Hemocentro destacou que o investimento representa um avanço importante na modernização do serviço e reforça o compromisso do Ministério da Saúde com o aprimoramento da política nacional de sangue e hemoderivados.
Necessária regularidade dos estoques de sangue
O Hemocentro da Unicamp realiza campanhas para captar doadores, mas a regularidade dos estoques ainda é um desafio. O número de doadores varia muito de acordo com a época do ano. As férias e os dias mais frios reduziram sensivelmente o número de doadores e, consequentemente, os estoques de sangue. A média mensal de bolsas de sangue captadas varia entre 5.800 e 5.900, mas o ideal são 6.700, segundo a coordenadora do setor de coleta, Carolina Costa. A parte do sangue com menor validade, apenas cinco dias, são as plaquetas, e também por isso o número de doadores deve ser sempre constante. O tempo médio para cumprir todas as etapas, da triagem até a doação, é de 50 minutos. O site do Hemocentro disponibiliza todas as informações necessárias para quem quiser doar: https://www.hemocentro.unicamp.br.
Doe
Doar sangue é um ato simples, seguro e essencial para milhares de pacientes em tratamentos, cirurgias e emergências médicas.
O que é preciso para doar sangue?
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis);
Estar em boas condições de saúde;
Pesar no mínimo 50 kg;
Estar alimentado e descansado;
Apresentar um documento oficial com foto.
Onde doar?
Hemocentro Unicamp – Rua Carlos Chagas, 480, Barão Geraldo, Campinas (SP).
Posto de Coleta Mário Gatti – Av. Prefeito Faria Lima, 340, Parque Itália, Campinas (SP).
Posto de Coleta Sumaré – Avenida da Amizade, 2400, Jardim Bela Vista, Sumaré (SP).
Hemonúcleo de Piracicaba – Avenida Independência, 953, Bairro Alto, Piracicaba (SP).
